Manjaro Não entra no ambiente gráfico

nesse meio tempo fiz as mesmas trocas o mint para testes e tudo ocorreu bsm, pela facilidade de trocar os drivers principalmente ^^

agora nao mexi, n fiz nda, e parou d novo…

ai resolvi tentar inatalar o 340, da nisso…

ao inves do nvidia-340xx-lts mandei instalar o nvidia-340xx, vamos ver se vai…

foi o que resolveu! pelo menos por hora… kkk

1 curtida

Você está comparando coisas diferentes… Se tivesse testado o Mint no seu computador com o Ryzen 5 3600 (sem vídeo integrado), trocando as placas de vídeo, teria exatamente o mesmo problema se instalasse as mesmas versões do driver da Nvidia (se é que o Mint tem a versão mais atual, dado o contexto LTS) que estavam instaladas no Manjaro.

O Manjaro KDE também tem uma ferramenta para gerenciamento facilitado de drivers. É possível remover o driver proprietário e trocar pelo open source com facilidade, bastando instalar o video-linux (que é o Nouveau) e desinstalar o driver da Nvidia. Isso evitaria o problema da tela preta ao trocar as placas, da mesma forma que evitaria no Mint.

Repare que meu computador, por exemplo, tem gráficos integrados e uma placa de vídeo dedicada:

O Manjaro instalou, por padrão, o driver híbrido, baseado no conjunto driver proprietário da Nvidia + video-modesetting para Intel. Se eu retirar a placa de vídeo dedicada do computador, ele liga normalmente usando o vídeo integrado.

O ideal para placas como a GT 210 é realmente usar o driver Nouveau mesmo… Isso vai te poupar de dores de cabeça em trocas de kernel.

2 curtidas

eh essatamente esta ferramenta q PRECISA DE POLIMENTOS, ela esta ali, mas eh algo q ninguem vai usar todo dia para se acostumar, entao tem q ser algo muito simples, ela gera muita confusão, algo estilo oq ja eh implementado em outras distros seria bem melhor. Eu nao falo isso para querer diminuir o sistema, se eu não gostasse usava outro, mas com certeza um usuario recentende Linux iria olhar para ela e ficar “ahn”?, fora q eu nao testei no mint e em nenhum outro, mas o ideal seria ter sempre uma versao do nouveau quietinha, e se detectar algum problema na inicialização tentar de novo com ela, muito parecido com o que o (ru)windows faz… perder p mint blz, agoranperder p (ru)windows eh sacanagem hehehehehe. Tanto q essentempo todo meu 2o sistema (o windows) continuou firme e forte…

1 curtida