Manjaro Não entra no ambiente gráfico

Galera PF estpu em apuros, meu manjaro esta mto sensível, se eu troco anplaca de videocele para de funcionar, mesmo sendo ambas placas nvidia q em tese rodam c.o mesmo driver tudo igual.
história: minha 1050ti queimou, ai peguei uma 710 do pc aqui da familia e coloquei aqui mas nao ia o modo grafico nem a pau, ai com oqueroa formatar para btrfs formatei o sistema e boa, mas agora, meu primo me arrumou uma 210, ai coloquei ela no meu pc e voltei a 710 p da familia (os joguinhos do meu irmao rodam melhor na 710 e os meus n rodam em nenhuma das 2), mint cinnamon, foi so alterar p xorgnp usar os graficos integrados e dps por a placa e rrinstalar os nvidia, ja no meu deu a mesma coisa, nao inicia ambiente grafico, nem dando startx (imagem 1).

informacoes do sistema (img 2)

img1:

img2:

Cada placa deve ter um drive próprio, não li quais placas são, mas pro avelmente só está instalado de uma placa. Por isso para de funcionar em uma placa.

uma eh gtx 1050ti (a q queimou), outra gt710, outra gt210, todas nvidia, nuncaninstakei driver próprio da okaca, sempre o driver nvidia na última versão.

@Rodrigo_Chile

Ajuda ele.

Não sei se manjaro tem um meio de instalar driver.

Drive nvidia são para placas mais recentes.

Nvidia-nomeounumero são para placas mais antigas

Por exemplo

Drive Linux x64 (AMD64/EM64T) Display Driver | 340.46 | Linux 64-bit | NVIDIA

É para gt710

Pacote

nvidia-340

https://aur.archlinux.org/packages/nvidia-340xx-dkms/

Isso no arch. No manjaro não sei se tem no repositório principal

mas eu teria q instalar eles por terminal, pq n tme como abrir o odo grafico la nem por “startx”

Sim, por terminal.

E desinstalar o atual.

eu instalri o xorg aqui mas n comsigo desinstalar o nvidia, se conseguisse acho q darianp contornar a situação

pornterminal ele n acha nda com nvidia-340

No arch ele está no aur.

Teria que ter um pacote tipo yay, ou usar o pamac.

Não sei como funciona o pamac via terminal.

Teria que ver o manual.

man pamac

Você já tentou.

pacman -Qs nvidia

Para pesquisar nos instalados…
Depois use

pacman -Rsn pacote

Tem também

Para pesquisar no repositório

paman -Ss nvidia

E veja o que encontra

Pode ser o pacote

nvidia-340xx

Tem que pesquisar

1 curtida

os mais antrogos q tem sao nvidia-390xx, ai tcando todos 470xx por 390xx n sei pq ele me puxou o kernel 414, q quando vou ligar fica nisso…

eh muito conflito, acho q o fato de baixar a iso c drivers nvidia e fazer a instalacao ja c eles comolica mto as coisas, vou refazer a instalacao so c drivers xorg, dps coloco os nvidia, e torco p isso ser mais facil de reverter se acontecer de novo assim…

Então só pelo aur.

Não adianta instalar outro que não vai funcionar…

Instale o yay e tenta instalação do aur

Tenta com pamac build nvidia-340xx-lts nvidia-340xx-dkms nvidia-340xx-settings nvidia-340xx-utils (se vc consegue abrir o tty, primeiro troca de kernel, o 4.19 é meio antigo demais - manda um pamac install linux510 linux510-headers). Dá uma olhada em como proceder aqui (é de 2020 mas pode ajudar):

1 curtida

acabei formatando mesmo, como a partição /home é separada da / da menos peso formatar… mas pelo q vi aqui provavelmente resolveria, ate pq agora mesmo esta rodando sem codigo fechado segundo o app de configurações…

image

1 curtida

Olha, se tá rodando pelo Nouveau e vc não precisa de nada sofisticado, deixa. Mas o Manjariando tem esse driver disponível, dá uma olhada no blog (e apoie o repositório!)

2 curtidas

Não foi culpa do sistema aí…

A GT 210 só suporta o driver 340. A GT 710 só suporta o driver 470. E a GTX 1050Ti suporta o driver mais atual… Por isso você teve problemas. Estava usando versões incorretas, porque os drivers são diferentes.

Quando isso acontecer (resultar em tela preta), você pode entrar em modo texto e usar o mhwd para remover o driver incompatível da Nvidia e instalar algum que funcione.

O driver 340 é muito antigo e faz tempo que deixou de ser suportado pelas últimas versões do kernel. A melhor opção aí é manter o driver open source Nouveau (video-nvidia) instalado.

1 curtida

mas se o manjaro quer um dia chegar ao usuario comum isso nao pode acontecer, no mint eu nao tive problemas, joga p opencsource o fazer as trocas e o proprietario p funcionar melhor, no manjaro eh um parto isso, eu gosto do sistema, mas ele tem muito polimento nesse sentido de configuração, principalmente o q eu uso, o kde.

O problema ocorreria em qualquer sistema porque você trocou as placas enquanto versões incompatíveis de drivers estavam instaladas.

Inicialmente, seu sistema tinha uma GTX 1050Ti. O Manjaro detectou automaticamente e instalou a versão mais atual do driver da Nvidia. Você trocou para a placa pela GT 710, que só suporta a versão 470, e por isso não funcionou.

Então você formatou o sistema novamente e, mais uma vez, o Manjaro detectou automaticamente e instalou a versão 470 do driver da Nvidia, compatível com a GT 710. Você trocou a placa para a GT 210, que só suporta a versão 340, e por isso não funcionou.