Manjaro não dá boot pós instalação

Fiz a instalação do manjaro normalmente e sem erros, após a conclusão não dá boot, mesmo eu selecionando na BIOS. Fica só na tela da marca do notebook depois pisca, como se tivesse tentando iniciar, mas não consegue.
Isso ocorre apenas com essa, se eu instalar o Ubuntu, por exemplo funciona tranquilo.

Estou tentando instalar em um SSD nvme, não sei se faz diferença. A ideia é instalar e funcionar, mas não sei onde está o problema.

Em uma máquina virtual consigo instalar de boa, não sei porque está assim.

Tentei várias vezes com particionamento padrão simples do tipo gpt, apagando todos os discos e manual também. Regravei várias vezes a imagem no pendrive, imaginando que poderia ser um problema na iso, enfim sem sucesso.

Eu queria usar o manjaro porque quando testei uma vez achei muito mais rápido de que as outras distros e por ser Rolling release. Uma pena não conseguir instalar, estou para desistir.

i5 de 8geracao
notebook Acer 577t

Parece que tem a ver tanto com o RAID que o NVME costuma usar quanto com se teu equipamento usa Intel Optane e como isso interfere com o gerenciamento de energia por meio do AHCI. Achei algo aqui que pode ajudar:

https://www.reddit.com/r/ManjaroLinux/comments/bmrkus/installing_manjaro_on_nvme_ssd/

Quem sabe o @anon99219498 ou o @Capezotte podem ajudar nisso

2 curtidas

Olha man, pra ser bem sincero, prefiro usar o Arch puro mesmo. O Manjaro é uma boa distro que procura fazer a base Arch mais acessível, mas considerando o quão fácil é instalar Arch, eu não vejo muito por que usá-lo (minha opinião, put down the pitchforks). É coisa de gosto, se você gosta, pode usar.

O que acontece é que, por algum motivo, os instaladores tem problema com NVMes. Isso já aconteceu muito comigo, a grande razão de eu nem usar o Manjaro (por que toda troca de kernel dava esse problema).

Não sei bem como resolver seu Manjaro, mas se você quiser experimentar o tutorial e instalar Arch, aqui está o link: https://plus.diolinux.com.br/t/tutorial-instalacao-de-arch-linux-manual-em-sistema-uefi-com-nvme/28487

Caso você realmente queira manter o Manjaro, aqui vão algumas considerações: ele usa o GRUB como bootloader, e não o systemd-boot que nem uma boa parte das distros e o próprio Arch base usa. Isso facilita pra algumas coisas, mas atrapalha em outras. Se você conseguisse entrar na instalação do manjaro, mandar um arch-chroot no terminal pra entrar na root do seu sistema, e refazer essa configuração do grub, pode ser que dê certo (veja no arch wiki com instalar o grub, eu não manjo muito). Leve em conta se seu sistema é UEFI ou não, por que dá diferença no comando do grub. Ah, sempre que instalar Linux, desligue qualquer tipo de secure boot na bios. Ele atrapalha sua instalação em 1000%, dando esse tipo de coisa aí.

Desejo sorte!

Edit: Esse problema também parece estar ligado ao kernel 5.9. Lembrando que o Ubuntu está no 5.8 no 20.10, então ele instala sem problemas. Mas, quando se faz a instalação manual, o problema é solucionado. Estou usando o Arch com gnome instalado com a exata configuração que descrevi, e está perfeitamente estável.

Não me lembro bem, mas acho que não tive esse problema no Solus OS. Se quiser dar uma olhada lá, pra ver como é. Ele também é rolling-release, só não é bleeding-edge (onde os pacotes são os mais recentes disponíveis). Tem instalador e tudo. Quem sabe não te agrada?

2 curtidas

Vc pode tentar com uma versão com kernel 5.8 pra ver se é esse o problema:

2 curtidas