Manjaro não abre /home cryptografada

Estava com o mint e resolvi instalar o manjaro, /home separada, fiz a instalação certin, usuario o mesmo, senha a mesma, e a /home está criptografada, marquei sem querer provavelmento ao ir pro ubuntu ou voltar pro mint, bom mas agora não consigo logar este usuario e ter aceso aos arquivos, ao logar fica uma tela preta com o mouse e só,

Pelo terminal eu consigo logar neste usuario, porém tenho q fazer um comando pra acesar os arquivos,

Eu consigo fazer com que eu tenha acesso a esse user completamente ?
Eu consigo tirar a criptografia desse usuario ?
ou oq tenho q fazer ?

(obs: tenho acesso a tudo por outro user q criei pelo terminal)

A criptografia do disco requer a inserção de uma senha. Se você sabe a senha, deveria ser capaz de acessar o disco. Achei estranho.

Já tentou reinstalar o sistema operacional?

eu tenho a senha, porém o manjaro não deixa eu acessar esses arquivos

Ixi, vai ter que montar manualmente a partição home…

abre um terminal como root ou então adicione sudo na frente nos comandos:

  1. cryptsetup luksOpen /dev/sdXY criptohome

  2. mount /dev/mapper/criptohome /home

Pronto, vc pode voltar pra a interface gráfica e fazer o login.

Para montar na inicialização do sistema vai precisar colocar uma entrada no arquivo /etc/crypttab mas eu não entendo muito disso. Eu ainda acho que a melhor opção é a criptografia de disco inteiro, facilita na hora do boot.

Essa seria a solução, tentei fazer isto mas falhei e acabou “corrompendo” o arquivo, depois de muito tentar recuperar, consegui, agora estou fazendo um backup e farei uma instalação limpa

Seria interessante vc colocar o processo que fez para recuperar, talvez ajude outra pessoa.
:+1:t2:

2 curtidas

Bom, basicamente eu usei um ecryptfs-recover-private pra conseguir acessar meus arquivos, este montou a unidade em um local, o qual é indicado pelo terminal, então pelo proprio terminal eu fui até este local e copiei os arquivos para um HD externo

Você pode também pode apenas abrir a pasta criptografada diretamente e copiar os arquivos, não lembro o comando, mas acho q é ecryptfs-mount-private, para acessar os arquivos e se este funcionar não precisa realizar o anterior, o correto seria se o sistema reconhecesse a pasta, porém não consegui fazer oq acabou “corrompendo” e tendo q fazer esta solução

1 curtida