Manjaro KDE - Scroll automático do mouse

Olá.

Eu utilizo o Manjaro 19.0.2 Kyria.
Kernel 5.5.7-1.
Display: server: X.Org 1.20.7.
Shell: bash 5.0.16.
DE: KDE 5.66.0 / Plasma 5.17.5

Estou tentando habilitar a rolagem automática do mouse.
Screenshot_20200306_162813

Nos navegadores eu consegui utilizando uma extensão, mas não funciona no desktop e outros aplicativos (Spotity, Audacious, Telegram…).
Meu mouse é genérico.
Até achei algumas soluções postadas em 2002, 2006, que não funcionaram.

Não tem este tipo de configuração no painel do sistema.
mouse_config

Existe alguma forma de configurar isso ou é só me acostumar?

Desde já agradeço a atenção, obrigado.

1 curtida

Vou marcar algumas pessoas que usam plasma e acredito que possam te ajudar:
@TeijiW @ryu_ketsueki @jeffinshadow @gabriel1997 @IgorM

Pessoal, saberiam como configurar?

2 curtidas

Apesar de eu ter usado essa função com certa frequência enquanto ainda usava Windows, não tive interesse em buscá-la aqui no Linux como um todo.
Acredito que os outros usuários mencionados possam ajudar, boa sorte!

Após fazer o procedimento informado no link, encerra a sessão e logue novamente, se precisar faça os ajustes nas configurações do KDE posteriormente. Encontrei essa solução ao pesquisar da seguinte maneira no google “Automatic mouse scroll archlinux”.

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=1038846#p1038846
Saudações.

1 curtida

Lembro do Dio falando que era uma patende do windows mas também nunca procurei pra ver ser tem uma forma de por no sistema.

2 curtidas

Uma coisa que eu notei é que a função Clipboard Paste é padrão do X11 nas principais distros Linux para o botão do meio do mouse. A explicação que o @anon18965540 confirma que para ativar esse “EmulateWheel” é algo a nível do X11, não do KDE Plasma, e ainda é dependente de hardware, então entra aí uma boa procura por qual driver gerencia o seu mouse.

2 curtidas

Não rolou, este arquivo 10-evdev.conf nem existia, eu acabei criando com o conteúdo solicitado, mas sem sucesso.

Vou continuar procurando.

Obrigado galera.

Sim, o arquivo não existe mesmo e é necessário criar ele, assim como é necessário encerrar a seção e logar novamente (como informei anteriormente), eu testei aqui antes de informar e funcionou no KDE, XFCE e GNOME.

Saudações.

Ps: no GNOME não funcionará a opção de configuração para canhotos após aplicar essa configuração.

2 curtidas

olha pra ser sincero nem sabia que existia essa função no windows…

Vou tentar novamente. Agradeço.

Olha, vou traduzir esse processo aqui que vi para o SUSE e ver se funciona contigo. O X11 é só um para todos os sistemas. Mas devo avisar de antemão que isso que estamos fazendo é uma gambiarra a bem baixo nível e pode não funcionar do mesmo jeito, afinal como já expliquei anteriormente, esse é o padrão do X11 em toda distro Linux.

Primeiro você vai precisar das informações do seu mouse/trackpad/trackball etc. Se você não tiver o comando xinput instalado, vai precisar dele para conseguir essas informações. Execute o comando xinput list e depois xinput list-props + o número que seria o ID do seu Mouse. No meu caso é 8 mas no tutorial que vi era 11, então vai depender muito do que vai aparecer aí para você.

Dependendo do que aparecer, nem é o driver evdev que gerencia o seu mouse. Depois disso vamos ter que olhar a documentação do driver que gerencia o seu mouse e criar o arquivo conf específico para ele.

3 curtidas

Obrigado ryu, instalei o xinput-gui (0.3.1-1) e o xorg-xinput (1.6.3-1).

Segue abaixo:

Bloco de Citação
[fercosmig@presariocq56 ~]$ xinput list
⎡ Virtual core pointer id=2 [master pointer (3)]
⎜ ↳ Virtual core XTEST pointer id=4 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ USB OPTICAL MOUSE id=9 [slave pointer (2)]
⎜ ↳ SynPS/2 Synaptics TouchPad id=12 [slave pointer (2)]
⎣ Virtual core keyboard id=3 [master keyboard (2)]
↳ Virtual core XTEST keyboard id=5 [slave keyboard (3)]
↳ Power Button id=6 [slave keyboard (3)]
↳ Video Bus id=7 [slave keyboard (3)]
↳ Power Button id=8 [slave keyboard (3)]
↳ HP Webcam-101 id=10 [slave keyboard (3)]
↳ AT Translated Set 2 keyboard id=11 [slave keyboard (3)]
↳ HP WMI hotkeys id=13 [slave keyboard (3)]
[fercosmig@presariocq56 ~]$
[fercosmig@presariocq56 ~]$ xinput list-props 9

Device 'USB OPTICAL MOUSE ':
Device Enabled (165): 1
Coordinate Transformation Matrix (167): 1.000000, 0.000000, 0.000000, 0.000000, 1.000000, 0.000000, 0.000000, 0.000000, 1.000000
Device Accel Profile (294): 0
Device Accel Constant Deceleration (295): 1.000000
Device Accel Adaptive Deceleration (296): 1.000000
Device Accel Velocity Scaling (297): 10.000000
Device Product ID (291): 10077, 2982
Device Node (290): “/dev/input/event4”
Evdev Axis Inversion (298): 0, 0
Evdev Axes Swap (300): 0
Axis Labels (301): “Rel X” (175), “Rel Y” (176), “Rel Vert Wheel” (293), “None” (0)
Button Labels (302): “Button Left” (168), “Button Middle” (169), “Button Right” (170), “Button Wheel Up” (171), “Button Wheel Down” (172), “Button Horiz Wheel Left” (173), “Button Horiz Wheel Right” (174)
Evdev Scrolling Distance (303): 1, 1, 1
Evdev Middle Button Emulation (304): 0
Evdev Middle Button Timeout (305): 50
Evdev Middle Button Button (306): 2
Evdev Third Button Emulation (307): 0
Evdev Third Button Emulation Timeout (308): 1000
Evdev Third Button Emulation Button (309): 3
Evdev Third Button Emulation Threshold (310): 20
Evdev Wheel Emulation (311): 1
Evdev Wheel Emulation Axes (312): 6, 7, 4, 5
Evdev Wheel Emulation Inertia (313): 10
Evdev Wheel Emulation Timeout (314): 200
Evdev Wheel Emulation Button (315): 2
Evdev Drag Lock Buttons (316): 0

Este é o resultado.

2 curtidas

Quase a mesma coisa que o meu, então. Isso pode ser interessante, afinal eu posso testar o que der aqui e te passar o resultado. Vou ler o manual do evdev e depois te passar uma resposta.

1 curtida

Olha, eu acabei de descobrir que essa configuração dada acima pelo @anon18965540 e que depois eu tentei desenvolver em cima para fazer funcionar, não é tão automática assim. Ela permite usar o mouse como Scroll Wheel enquanto segurar o botão do meio mas não é automático como o do Windows. No entanto, configuração é a seguinte:

Obs: Precisa ter o espaço entre MOUSE e as aspas, ou não vai funcionar nesse caso.

Section "InputClass"
        Identifier "Wheel Emulation"
        MatchProduct "USB OPTICAL MOUSE "
        Driver "evdev"
        Option "EmulateWheel" "on"
        Option "EmulateWheelButton" "2"
        Option "XAxisMapping" "6 7"
        Option "YAxisMapping" "4 5"
EndSection

Mas eu encontrei outra forma de fazer isso. Ainda não testei mas pode valer a pena. Se chama X11 Input Supercharger. Esse também é a nível de X11, então vai funcionar em qualquer DE ou WM.

Novamente devo dizer que isso vai contra a forma como o X11 funciona por padrão. Inclusive já vi bugs sendo reportados em relação a função de seleção do Konsole não funcionar corretamente, recomendando usar o Gnome Terminal no lugar.

1 curtida

Exatamente, funcionou assim, segurando o botão do meio apertado e movimentando o mouse, já é um grande avanço, ajuda bastante.

Muito obrigado a todos.

Eu considero que falar “só bastava ler” não é algo ofensivo, mas tudo bem, vida que segue.

Saudações.