Manjaro KDE congelando pós atualização

Olá pessoas, depois que atualizei todo meu sistema nessa segunda, meu desktop manjaro KDE apresentou travamentos em todo sistema depois do login(super lento)… Tive que formatar pois não achei nenhuma solução que resolvesse… Funcionou tudo de maneira excelente ,até que precisei atualizar novamente o sistema e aconteceu a mesma coisa…
Já uso Manjaro a 5 anos e nunca tinha me acontecido nada…
O kernel é o 5.9, já tentei mudar pra versões mais antigas para ver o que era e não surtiu efeitos…
Hardware
Dell inspiron 5557, 16gb ram, nvidia gt930m 2gb, SSD 1 TB crucial.
Se alguém saber de uma solução eu agradeceria… não gostaria de mudar de distro no momento…

Antes de mais nada, você deu uma olhada no Fórum Oficial do Manjaro?
Feito isso, quando acontece algum problema comigo e não encontro nada por lá, o que é difícil, primeiro verifico o kernel, depois os drivers (principalmente vídeo) que foram atualizados. Se isso não resolve, aí eu verifico o hardware (fonte, memórias, HDDs, SSDs) e limpo os contatos das placas com a placa mãe.

2 Curtidas

Eu fiquei horas procurando por algo nos fóruns sim, fiz a mudança para o kernel 5.9 LTS e nada…fiz o downgrade para o kernel 5.4 e depois para 5.10 e continuou a mesma coisa…Fiz a mesma coisa para os drivers de vídeo e não resolveu…
Acredito que seja problema nessa atualização, notei que os mirrors estavam com problemas na primeira vez que me deu esse problema…
Vou tentar limpar os conectores como você disse e já estava a fim de testar uma distro nova como o Opensuse Tumbleweed como distro principal… Uso Debian (VM) para trabalho mais não me vejo usando ela como principal…
Obrigado

1 Curtida

Não tem de que, pena não poder ajudar.
Tive problema esses dias e resolvi trocando o kernel do 5.10 pro 5.9. Mas informática “não é uma ciência exata”. :joy:
Ontem eu notei problemas nos mirrors, estava tudo muito lento.
Espero que consiga resolver, se não, o Opensuse Tumbleweed é uma ótima opção.

1 Curtida

eu só consigo ver problema nessa atualização específica do kde, diria pra fazer downgrade e esperar a próxima versão

1 Curtida

@Joaomns, é sempre bom ter espaço numa partição separada (eu uso minha home mesmo, que fica à parte) e exercitar o uso do Timeshift de tudo da raiz antes de qq atualização dessas “porrada” que o Manjaro faz. Se der algo errado, basta voltar ao anterior e esperar aparecer solução ou uma nova atualização, em geral os problemas são relatados e corrigidos sem muita demora

1 Curtida

Quando tive o problema com o kernel, antes de mais nada eu tentei retroceder com o Timeshift, mas não deu certo. Não sei o que houve.

2 Curtidas

Na hora de configurar o Timeshift tem de prestar atenção pra colocar tudo, até os ocultos… mas ele não é perfeito, acontece

3 Curtidas

Tem vários motivos:

• Problema de hardware (pode aparecer em qualquer momento)

• Problemas de Kernel

• Problemas do Plasma

Sempre faça um backup do sistema antes de atualizar, mesmo se não for uma distro Rolling Release.

Que maneiro, usando o sistema em Espanhol. Eu já estudei no passado, quem sabe um dia eu volte novamente.

2 Curtidas

Desde a primeira distro que instalei (ou a segunda, agora não lembro) que uso em castelhano - e com as doideiras do sistema estar numa língua e o teclado em outra

2 Curtidas

Eu reinstalei o Manjaro KDE na versão minimal e fiz todos os ajustes e usei o timeshif num HD próprio para BKP…
Acredito q foi algum error na hora de baixar as atualizações do mirror nacional, que deve ter quebrado o kernel…
Obrigado pela diga… Já conhecia a ferramenta mais igual o @Dio fala…"a gente só precisa de bkp quando ele faz falta"kkkkk, mesmo trabalhando com servidores faz alguns anos eu negligênciava essa tarefa em casa, apenas salvando documentos pessoas…
Timeshif e uma excelente ferramenta.

1 Curtida

Não sei como está na versão portuguêsa, mais quando eu vi ela no vídeo do Dio sobre ela…a tradução tem uma parte errada…
Include all files ta como excluir arquivos …

1 Curtida

o 5.9 e LTS?

1 Curtida

Aqui travado do mesmo jeito… Mesmo depois de reiniciar o servidor X ou mudar o TTY continua travado…
Acredito q seja alguma incompatibilidade com meu hardware…
A distro é incrível, mais tive q trocar…
Agora eu to usando o Opensuse Tumbleweed KDE e ta funcionando incrivelmente melhor q o manjaro pra mim…