Manjaro Gnome - constante falha no wifi

Uso Manjaro Gnome como sistema principal. Sempre provo outras distros, mas não tem jeito, pois sempre volto pro Manjaro hehe.

Acontece que meu único problema com ele é uma misteriosa e constante falha no wifi, como tivesse caído minha internet, mas ao observar outros dispositivos, percebo que está tudo ok. Em outras distros e no windows, não tenho esse problema.

O problema acontece tanto na rede 5 Ghz quanto na 2,4 Ghz. Já tentei outros drivers wireless genérios, mas também não adianta.

Captura de tela de 2021-09-24 22-44-04
Esta é a configuração ativa, segundo o Manjaro Settings Manager
Se não me engano, o fabricante do meu hardware de wifi é Realtek.

Alguém sofre o mesmo? Conseguiu resolver? Conhece alguma solução ou dica?

EDIT:
Reparei agora esse driver “inclassified” RTL8411B, mas sem nenhuma especificação ou opção de ação.
Captura de tela de 2021-09-24 22-58-14

Comigo tudo bem, mas não uso esse driver, minha placa de wifi é outra. No entanto, lembro vagamente de ter lido algo sobre as realtek. Olhou no fórum Manjaro sobre ela?

O que encontrei no fórum Manjaro, são menções a problemas relacionado ao kernel, mas já recebi centenas de atualizações desde que notei a intermitência e o problema continuava.

(atualizei a postagem acima com um outro print acusando um driver “inclassified”.)

1 curtida

Ah, agora que vi - a placa de wifi é a Qualcomm Atheros, é isso? Qual kernel vc está usando agora? Tem bluetooth? Ele funciona normalmente?

Achei que a sigla RTL se referia a Realtek. Não?

Até o momento, o kernel é 5.10.68-1
O bluetooth funciona, mas não sei dizer que sofre intermitência pq uso muito pouco.

1 curtida

Amanhã dou uma pesquisada, mas o Realtek ali são os drivers de rede e leitor de cartão, o wifi que é Qualcomm. Esse é quem precisa ser examinado…

Putz, tá… como não vi isso… tá escrito Qualcomm alí kkk

No que puder ajudar, é bem vindo.
Vou dar uma caçada tbm.

1 curtida

Eu já tive um problema parecido num note antigo e a unica distro que não dava problema era Manjaro XFCE. Na época até fiz um tópico, talvez a ultima resposta lá te ajude :blush:

2 curtidas

Pelo que parece que eu teria que usar um kernel anterior ao 5.8…
problema é que o 5.4 LTS só tem suporte até o fim deste ano.

Zuado eu ter que usar o 4.19 só por causa dessa intermitência no wifi :rage:
angry kristen wiig GIF

A validade do 5.4 LTS vai até dezembro de 2025.
:wink: :+1:

1 curtida

Sério? Então o site q eu vi errou feio.
Bem que eu suspeitei um kernel LTS da versão 5 ter validade tão baixa hehe.

Tô achando estranho isso aí. Tenho o mesmo adaptador WiFi e, apesar de já ter tido problemas de velocidade de rede no Fedora 33, foi corrigido no Fedora 34, e agora com o kernel 5.14 tá melhor ainda…

Esse problema, pelo que você falou é específico do Manjaro, né? Talvez a única forma seria reportar o problema para os desenvolvedores…

Pois é. Pressupõe-se que quanto mais recente é o kernel, mais compatível ele é.
Qual a melhor maneira de reportar o erro para a equipe do Manjaro? Nunca fiz algo assim.

Direto pelo Fórum

1 curtida