Manjaro disponibiliza Gnome 3.36 na versão estável

Olá a todos!

Estou usando o Manjaro 19.x há quase 3 meses e tem sido uma das melhores experiências Gnome dentre as diversas distribuições que já testei. Hoje foi liberada uma versão do Gnome 3.36 na linha estável do Manjaro e até agora tem sido uma ótima experiência.

Acesse o tópico no fórum oficial para mais informações.

O único “problema” que encontrei até momento é relacionado ao Gnome em si, o novo modelo de “pastas” que está em uso na gaveta de aplicativos corta os ícones da última fileira caso você possua muito ícones dentro de uma mesma pasta, verifiquei isso tanto no Manjaro quanto no Fedora 31.

Alguns pontos positivos:

  • Consumo de memória no arranque caiu de 1.4GB para 900mb (usando o free -h).
  • O tema do Manajro recebeu ajustes para se adequar melhor às mudanças visuais do Gnome.
  • Toda a experiência de tela parece estar um pouco mais fluida, como se o Gnome respondesse mais rápido, mas ainda preciso testar durante o fluxo de trabalho.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Manjaro foi a minha primeira experiencia satisfatória com o gnome, não curtia, a barra superior me incomodava, mas não sei porque no Manjaro era diferente. Os ícones que vinha como padrão era muito melhor do que o que vinha padrão no Debian, por exemplo, além de já vir com gnome-tweaks instalado.

Achava muito superior por se preocuparem com esses detalhes visuais. Sei que poderia instalar e personalizar em qualquer outra distro, mas sei disso hoje, não na época.

2 curtidas

Fala @thespation tudo beleza?

Eu testei muitas distribuições nos últimos 02 anos tanto que fundei o SDA, mas acabava ficando muito limitado ao mundo das variantes de Debian que é minha distro preferida. Porém, quando resolvi dar uma chance para o Manjaro não pude deixar de pensar que deveria ter tentado antes. :wink:

O Manjaro é a melhor experiência Gnome atualmente na minha opinião.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Pois é, o Manjaro sempre fica no meu top 3, já faz algum tempo que fico prometendo usar e acabo usando outra como principal (Fedora Workstation no pc principal). Uma outra vez comentei que ele seria o próximo a distro da minha máquina: O porque de sua escolha com a distro que você usa! - #41 by thespation

Hoje uso a versão i3-gap em um notebook e sempre me surpreendo com a possibilidade de ter tudo na loja, nunca procurei algo que não tivesse:

1 curtida

Não sei se você é de jogar, mas sei que era usuário de PopOs. Saberia informar se no Manjaro a performasse é melhor para games em comparação ao Pop? Não que eu tenha interesse, mas eventualmente o pessoal pergunta aqui.

Respeito a opinião, mas discordo fortemente. Ao meu ver o GNOME do Manjaro é poluído e não possui cuidado algum e digo isso pelo Manjaro ter sido a minha porta de entrada para o mundo Linux e por ter sido a distribuição que mais utilizei. As melhores experiências com o GNOME ao meu ver estão no Fedora, Pop! e Ubuntu.

2 curtidas

O Manjaro tem sido a melhor experiência em jogos para mim e esse foi um dos motivos pelos quais eu acabei migrando definitivamente para ele. Tenho jogado bastante No Man’s Sky, Monster Hunter World (atualmente quebrado por causa da Capcom) e Path Of Exile, todos com ótima performance.

Esse é um dos melhores exemplos de como experiência é algo subjetivo, eu fui usuário do Pop!OS e ainda recomendo ele como distribuição mais amigável para profissionais de edição de vídeo e conteúdo, mas, o Manjaro me atende perfeitamente.

Eu sou um usuário muito simples, no sentido de que quero ligar o micro e trabalhar/jogar. E o Manjaro vem cumprindo esse papel com excelência.

P.s.: Não me vejo voltando para o Pop!/Ubuntu/Debian tão cedo.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Creio que este diálogo vai ter melhorias futuramente, acho que os ícones deveriam ser menores inclusive, algo em torno de 64 ou 32 px, falta também uma barra de rolagem já que este diálogo é expansível, você tem que deduzir que rolando os outros ícones serão exibidos, apesar de eu não utilizar este diálogo espero que fique com uma aparência próxima ao anterior.

Estou utilizando o shell com ícones em 64px e mais duas colunas agora me acostumei não consigo mais utilizar o padrão, estes dias ví um screenshot em um monitor wide o desperdicio na grade de aplicações é enorme.

Captura de tela de 2020-03-24 12-13-34

Mesmo com os ícones em tamanho normal acho que de 7 a 8 colunas seria o ideal para evitar tal desperdicio, mas são decisões de design do projeto, o que posso fazer é alterar para o meu uso.

2 curtidas

Bom seria uma extensão para fazer esta configuração de colunas. Notei aqui no Manjaro Gnome um bug, relacionado a rolagem dos icones. Sempre que abro esta tela, não rola pra baixo até no fim, só após abrir novamente umas duas vezes…

Não está cortando como no seu, no GNOME 3.36.1 todo padrão