Manjaro com entrada duplicada no GRUB

Pessoal, toda vez que eu faço alguma coisa que precisa atualizar o GRUB, como em atualizações do kernel, por exemplo, o Manjaro fica com uma entrada duplicada da mesma instalação.
Captura de tela_2020-10-13_11-58-33
Eu consigo resolver isso colocando a mídia de instalação e reinstalado o GRUB, mas é muito chato fazer isso toda vez. Eu queria saber como fazer isso não acontecer mais. Obrigado.

vc poderia nos mostrar um print do gparted, ou do gnome disks
ou de qualquer utilitário de disco que mostre como estão as partições no disco?

Aqui tá uma foto do GRUB:

estranho
ele detecta 2 entradas do mesmo SO kkkkkk
vc não precisa reinstalar o grub pra isso, vc pode tirar a segunda entrada do manjaro no arquivo que ele gera, o /boot/grub/grub.cfg
a entrada vai estar dentro de chaves com o mesmo nome

menuentry "Manjaro Linux (20.1.1) (em /dev/sda2){
um bucado de código aqui
}

só apagar o conteúdo que ele sai da entrada
quando ao bug, aí eu acho que é só esperar o pessoal do manjaro lançar uma atualização pra resolver

2 curtidas

O que há dentro do diretório: /etc/grub.d/ ?
Se quiser pode checar com: ls /etc/grub.d/

1 curtida
[thiago@manjaro-pc ~]$ ls /etc/grub.d/
00_header  20_linux_xen  30_uefi-firmware  41_custom
10_linux   30_os-prober  40_custom         README

No Gparted, clique com o botão direito na sua partição raiz /, Informação e copie o UUID

Vá em /etc/default/grub com editor texto em administrador/sudo adicione uma linha com o conteúdo:
GRUB_OS_PROBER_SKIP_LIST=UUID@partição

Por exemplo:
GRUB_OS_PROBER_SKIP_LIST=c7e8004f-bcec-4513-9e0b-d00c5a32b759@/dev/sda2

Salve e rode update-grub

Fonte: After installing Manjaro XFCE, there are two options for boot in my UEFi. One is UEFI OS and another one is my SSD. Which one should I choose? - #16 by cfinnberg - Support - Manjaro Linux Forum

1 curtida

@Capezotte Eu fiz isso mas não funcionou. Eu pesquisei um pouco mais pra ver se achava uma solução permanente para isso, mas não encontrei. O que eu encontrei foi um post no fórum do Manjaro, que exlpica a real causa do problema. Ao que parece não é um problema do Manjaro, mas do kernel e um tal de os-prober. Eu estou usando o kernel 4.19, porque meu PC é um pouco antigo, e essa versão roda melhor nele, e todo mundo que tem esse problema foi com essa versão também. Eu acho que a solução vai ser mesmo atualizar o kernel pra uma versão mais recente, ou ficar usando a solução que o @leoteodoro postou.
O post lá que eu vi descrevendo a causa do problema é esse aqui:

1 curtida

Outra ideia então é adicionar manualmente a entrada pro Windows e remover o os-prober.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.