Manjaro Cinnamon: é "seguro"?

Olá!

Acham que posso pôr o Manjaro Cinnamon num PC que tenho aqui com o Mint que os meus pais usam? Podia pôr o KDE, mas eles já estão habituados com o Cinnamon e não quero uma mudança muito grande. Será que vai dar problemas como não é uma versão oficial?

Obrigado :slightly_smiling_face:

Pode tranquilo, as versões comunitárias funcionam igual as oficiais

1 curtida

Obrigado. O meu problema é mais a estabilidade

1 curtida

Então posso pôr sem peso na consciência? :sweat_smile:

Mas vai mudar pra quê?

Não vai ganhar nada com isso.

Já há algum tempo que tem dado alguns problemas, como demora a abrir coisas. E agora, como não consigo atualizar para o 20 (erro) quero mudar.

Não espera uma mudança tão radical assim de performance.

A única diferença mesmo será o gerenciador de pacotes e por ser uma distro rolling release, você pode ter um pouquinho de dor de cabeça com alguma manutenção.

Eu tentaria reinstalar o 20 mesmo, e investigaria a demora para abrir coisas. Pode ser o HD que esteja dando problema, pode ser muitos aplicativos iniciando junto com o sistema. Talvez investir em um SSD possa dar um ganho maior do que mudar de distro.

Talvez o Cinnamon esteja consumindo muita memória do sistema e mudar para uma interface como o Mate, que não é muito diferente visualmente do Cinnamon, ajude na performance.

Eu acho que sim. Tem que instalar e ver se tá rolando legal. Eu mesmo uso Pop! OS com cinnamon e é ótimo, muito clean. É quase o cinnamon do debian.

p.s. no cinnamon o Pop! OS não dá os alertas de que há atualização disponível como no gnome.

1 curtida

Pode com certeza, vai sentir um pouco de diferença caso use jogos e faça transferências de arquivos
Ate pq a base Arch e muito veloz comparado com qualquer Debian da vida

Eu não gostei do Manjaro porque quase diariamente tem atualizações de diversos pacotes. Quando eu usava com o KDE, acho que a cada semana ou duas vinha a interface inteira de atualização, praticamente 600MB.

O Mint é bem mais tranquilo nisso. O problema é, como vc viu, que a cada ano ou dois sobe a versão e dá essa dor de cabeça acumulada! Eu fiz ontem a atualização do Mint e deu tudo certo. O maior problema mesmo é pra quem tem muito ppa de terceiros e/ou que acabou instalando pacotes deb manualmente. Daí tem que tirar tudo isso antes de conseguir atualizar e depois colocar de novo. Dependendo é mais fácil reinstalar o Mint.

As vezes a pessoa quer mudar justamente pra ter acesso a um repositório mais vasto em aplicativos e também ter acesso a aplicativos mais atualizados sem ter que depender exclusivamente de snaps ou flatpaks para o serviço.
Além do que o sistema é rolling, atualiza-se pra sempre. Não existem “versões”, apenas snapshots.
Não vejo nada de inseguro em utilizar o Manjaro Cinnamon.

Fica no Mint 19 que a estabilidade é mais garantida.

Já instalei o Manjaro Cinnamon e acho mais bonito que o próprio Mint. Poupou-me muito tempo a customizar se instalasse o Mint 20 :smiley: