Manjaro: A treta envolvendo LibreOffice x FreeOffice

A próxima versão do Manjaro 18.1.0, todos os spins oficiais deixarão de vir com o LibreOffice instalado como suite office padrão, e será utilizado o FreeOffice, visto que fizeram um acordo de parceria entre Manjaro e Softmaker.

A grande treta esta no fato de o LibreOffice ser um software completo, livre e de código aberto, porém o FreeOffice é um software proprietário, de código fechado e será disponibilizada uma versão free capada, que é inferior ao LibreOffice.

Os usuários Manjaro reclamam do fato que o software deveria vir pre instalado, e não instalado completamente no sistema, e deveria ter o LibreOffice instalado por padrão, visto que este sim é um software livre e completo.

“Additionally we ship FreeOffice by default. This is possible since we partnered up with Softmaker . Enjoy the best compability to MS Office , we still provide as our JAK launchers.”

Mais infos sobre o FreeOffice
https://www.softmaker.com/en/comparison-freeoffice-softmaker-office

Há reclamação por toda parte, muitos apoiadores e divulgadores da distro estão ameaçando parar de recomendar a distro e até migrar para outra distro se realmente se confirmar esta decisão arbitrária dos devs da Manjaro.

fórum: Including FreeOffice is a bad idea (Was: Manjaro Roadmap) - General Discussion - Manjaro Linux Forum
reddit: https://www.reddit.com/r/linux/comments/cjrkfs/manjaro_announces_partnership_will_start_shipping/
youtuber: YouTube

1 Curtida

Oxe. Desinstala o FreeOffice então e instala o Libre. O Linux te dá essa liberdade.
Se não quiser instala o WPS. Resolvido.

14 Curtidas

Eu não concordo com a decisão do Manjaro, mas entendo-a. Cada vez mais as distribuições mais populares estão buscando acordos comerciais para conseguirem se manter e crescer ainda mais. Infelizmente sem dinheiro isso fica difícil.

O Ubuntu já fez várias dessas - vide o acordo com a Amazon - e continuará fazendo. Agora o Manjaro entrou também nesse jogo.

Eu nunca usei o FreeOffice para opinar sobre ele, mas pelas fotos a interface parece bem legal. Acho que o maior problema é não poder salvar arquivos ODT (que é um formato aberto) na versão free. Isso é bizarro!!!

7 Curtidas

É basicamente o que vocês dois já falaram: É só desinstalar logo após a instalação e depois instalar o LibreOffice ou WPS Office.

Vocês já pararam para imaginar os custos por trás de fazer e manter um sistema operacional? É grande…e infelizmente poucos são os que apoiam financeiramente, e com isso quando surge uma potencial parceria os devs se veem em uma situação difícil…e muitas vezes o dinheiro fala mais alto né!

3 Curtidas

Ahh acabei de reler o tópico, e uma informação passou despercebida por muita gente: On the final release we plan to make the office suite selectable during installation.

Ou seja, a pessoa não será obrigada a instalar o FreeOffice…na hora da instalação ela irá selecionar se quer o LibreOffice ou o FreeOffice.

Sinceramente, isso causará uma confusão…porque o FreeOffice não é free. Vixe, essa história ainda vai render!!

3 Curtidas

Posso está enganado, mas eu uso o Manjaro a muito tempo, se eu não estiver enganado ele vinha apenas com o link para o M$ Office online e não com o LibreOffice pré-instalado. E se é parceria, que bom, melhor ter parceiros que dá num Antergos da vida, que adianta agradar a comunidade e não ter recursos e continuidade? Quem não gostar, desinstala e usa o que quiser! Vamos descomplicar as coisas galera, a comunidade anda muito tóxica.

9 Curtidas

E tá certíssimo, tem que vender hardware, tem que fazer parcerias e se for preciso, pode ter versão “paga” com suporte diferenciado…

6 Curtidas

Sim ele vinha com o MS Office online, o que não era um software instalado, porém agora eles querem instalar o FreeOffice, e a comunidade reclama, que se for para instalar, instale o LibreOffice. Muitos usuários antigos se recusa a utilizar software que tenha o código fechado e tal, ainda mais ele vir instalado na distro.

Tem disponivel a versão RC6, o que digamos esta muito avançado o desenvolvimento, e nada de ter opção para escolher, simplesmente instala por padrão o software.

Os usuários queriam esta opção pelo menos, de ter a escolha em instalar ou não o software.

Vem instalado, desinstala… acho que é polêmica demais pra coisa de menos. E vamos ser sinceros que a comunidade Arch/Manjaro não é xiita ou não deveria ser a tal ponto, até parece que a maioria não instala drives e app’s proprietários depois da instalação do sistema.

8 Curtidas

Pois é turma, o pessoal tem umas birrinhas meio chatas mesmo. O meu Manjaro tem alguns meses, e eu tenho quase certeza que já veio como o LibreOffice instalado…pois não me lembro de ter mandado instalar.

Esta me atendendo muito bem, e se não tivesse…já teria desinstalado e partido pra outra opção…assim como fiz ao instalar o WPS Offfice e fazer alguns testes. Deixei os 2 instalados, sem problemas.

Teste o freeoffice. Eu tinha instalado o libreoffice e o WPS. Hoje em dia desinstalei o WPS e praticamente só uso o Freeoffice.

1 Curtida

Com certeza, farei esse teste durante a próxima semana. Essa liberdade que temos é primordial!!

2 Curtidas

mas a decisão não segue a filosofia né

1 Curtida

ah então assim sim HAHAHHAHHHH, mas eu concordo que vai dar muita briga ainda mais por parte da galera mais purista

1 Curtida

Para mim é apenas mais uma razão para desencorajar o uso do Manjaro, dentre diversas outras.

1 Curtida

Pessoal, vamos deixar essa história de filosofia? Você escolher uma distro porque não vem instalado o programa que você gosta? Ah! Vai te catar! Que chatura! Já falaram diversas vezes aqui: não gostou? Desinstala. Instala o que você gosta. Pronto! Direto e reto! Não dá pra desinstalar por causa de dependências? Deixa ele de lado e instala o que você quer. Não gosta do Manjaro? Usa outra distro. Vamos focar mais na produtividade, e não em discussão inútil. Toda empresa precisa se sustentar, e tem nego querendo uma baita distro de graça. Eles tem razão em procurar meios de se sustentar. Pelo menos para mim tá de boa. Uso Rosa no netbook e deepin no pc. Mas gosto do Manjaro, Quem sabe volto a usar um dia?

4 Curtidas

PS: Drivers para mim são excessão, porém tem que ter a opção de escolha, visto que nem todos pensam assim.

Agora sobre software, para mim vai além da filosofia, se hoje temos Linux foi devido ao fato da comunidade proteger o sistema destas situações:

Imaginem o cenário, hoje é o Manjaro com o FreeOffice, amanhã o Mint com outro programa, depois Ubuntu com outros programas, daqui a pouco as distros vão ter mais softwares proprietários do que livre. Novos usuários passaram a usar Linux com estes softwares, e o desenvolvimento da maioria dos softwares que hoje utilizamos deixará de existir, visto que a quantidade de usuários será muito pequena ou nula, e os desenvolvedores perderão a motivação de desenvolver softwares open source, visto que estaremos com o velho hábito de utilizar os softwares trial ou capado, começara a proliferar a pirataria para ter o software completo e chegaremos a um modelo “Windows 2.0”.

1 Curtida

Comunidade é bicho chato mesmo, se não gosta, é só desinstalar. Quem não conhece vai até pensar que o Freeoffice é até um Baidu da vida.

1 Curtida

Eu não vejo nenhum problema nisso, uma vez que nenhum projeto vive apenas de amor, infelizmente…
É uma das formas das distribuições serem autossustentáveis, e contnuarem implementando mais e mais funções, e o mundo do SL, sempre vai te dar opções viáveis pra tudo, é como falaram, não gostouw Desinstala, coloca WPS, LibreOffice, e por ai vai…

Cara, realmente eu acho isso muito improvável, pois a própia comunidade, pode ajudar a manter, se no início dos projetos eles viram que a quantidade de usuários era pequena, e não pararam, creio que não vai ser agora que isso vai acontecer

Não posso falar por todos, mas quando eu e vários amigos, viemos para o linux, começamos a ver que existem opções muito boas, e não há por que piratear, como disse, não posso falar por todos, mas creio que ai utilizar linux, temos uma mente aberta na questão de pirataria.

Estamos bem próximos, e por parte da própria Microsoft, que está investindo em projetos da comunidade, com seu formato MSIX, os Snaps, Flatpaks esamos mais próxinos do que nunca de uma era com software proprietário rodando dentro do linux, e o mundo so Software Livre, sempre possui alternativas, voce pode simplesmente desisntalar e esquecer o que você não usa, se por algum motivo, não quiser mais usar linux, temos a opção de usar BSD, e por ai vamos…

O linux a cada dia mais está se tornando uma plataforma comercial, e isso é ótimo para nós usuários, uma vez que temos um suporte proprietário de grandes marcas(NVIDIA) empresas de jogos(como Steam e EpicGames) começaram a olhar para o projeto, e com as parcerias feitas por essas empresas, os própios usuários, saem gannhando, uma vez que esse investimento empresarial, sera revertido em melhorias no nosso sistema, mas isso é apenas minha opinião, ninguém precisa aceitar como verdade absoluta minhas palavras, mas se quiserem utilizar desse texto, para mantermos uma discussão saudável, fiquem a vontade…

@Pio, espero que não se importe no fato de terr utilizado seu texto como base para transmitir minha opinião, e espero que minhas palavras não tenham ofendido a ninguém…

4 Curtidas