[RESOLVIDO] Instalação de pacotes .rpm

Olá amigos, sempre fui do lado “Debian” da força, pq foi o meu primeiro contato com com o linux, até mesmo pela quantidade de fóruns e tutoriais na internet (UBUNTU e MINT).
Tenho vontade de usar outras distro que não sejam com aqueles famosos pacotes .deb.
Como por exemplo o Manjaro, Opensuse, Fedora, entre outros…

Porém não sei como instalar os pacotes .rpm e suas dependências , não consegui instalar vendo de outros tutoriais por ai, para mim não estava bem exemplificado.

Por exemplo, Acabei de instalar o Fedora, como faço para instar o navegador Google Chrome e o Virtual Box. Com suas Dependências.

OBS: Que todo o processo seja via terminal, e não pela loja da distro.

Valeu Galera !

1 curtida

Isso é apenas para o Fedora ? E sendo com o Manjaro como sistema operacional ?

No Manjaro há dois meios recomendados de realizar instalação de pacotes:

  • Pelo pacman (gerenciador de pacotes herdado do Arch Linux, de linha de comando, mas com uma sintaxe um pouco diferente do apt da base Debian). Referências: pacman - ArchWiki e pacman/Rosetta - ArchWiki
  • Pelo Pamac, um gerenciador de pacotes feito pelos desenvolvedores do Manjaro, que pode ser usado por:
    • Linha de comando (pamac help para ver as opções), sendo a interface de linha de comando semelhante à do apt (pamac install pacote)
    • Interface gráfica, o pamac-manager

Se procuras um pacote que não está nos repositórios do Manjaro, vamos usar como exemplo o chrome (não sei como é a licensa do Chrome, mas há muita coisa que não entra nos repositórios do Arch e do Manjaro por questões legais, por ser impedida a redistribuição, ou quase que impossibilitada, como acontece com o pacote mongodb) aqui supondo ainda que não queres usar o chromium, que é Open Source (portanto, pode ser redistribuído) e está nos repositórios:

  • Pacote do AUR, que pode ser instalado de três modos:
    • Pelo Pamac
    • Por um gerenciador de pacotes que pode instalar pacotes do AUR, como o yay (o yaourt não é mais indicado)
    • Manualmente, indo ao https://aur.archlinux.org/ buscar os arquivos, et cetera (que é interessante de ser feito uma ou duas vezes, para entender do que se trata um pacote do AUR). Referência: Arch User Repository - ArchWiki

Lembrando que o Manjaro é uma porta de entrada para o Linux, então não fique com receio de ir compreender o funcionamento das coisas, no seu ritmo, conforme o tempo permite).

Se não há o referido pacote no AUR, ou ele não está mais sendo atualizado pelo mantenedor, então te restam os ditos formatos universais.
Houve um tópico que toca o assunto no Fórum do Manjaro (v. My cat messed up my laptop by walking over my keyboard, please help - Support - Manjaro Linux Forum).

Eles não estão por padrão no Arch, nem no Manjaro. Fica à cargo do usuário decidir se esse tipo de coisa é necessária no próprio sistema (v. https://forum.manjaro.org/t/does-manjaro-have-plans-to-force-snap-flatpak-or-appimage-on-their-users/75072/3).

Existem ocasiões em que não tem jeito, há que se apelar para um pacote universal, mas procure pelas opções próprias da distribuição antes, no caso da base Arch.
Eu não sei se diria o mesmo para a base Ubuntu (nunca usei), se indicaria antes um PPA ou algo do tipo, mas até aí, o funcionamento das duas distribuições não é igual.

4 curtidas

Chrome:

  • Supondo que vás usar o yay: yay -S google-chrome.

  • O pamac também tem suporte para o AUR, mas nunca instalei do AUR com o pamac via linha de comando

  • Supondo uma chance para o chromium:

    • pacman -S chromium
    • pamac install chromium

VirtualBox, está nos repositórios:

  • pacman -S virtualbox, depois pacman -S linux419-virtualbox-host-modules (o último depende da versão do seu Kernel, pode ser linux-420, linux414 et cetera)
  • Podes usar o pamac também

Importante: O Chrome está no AUR, repositório que NÃO é mantido pelo pessoal do Arch Linux, portanto, muito cuidado, confira tudo direitinho, e lá é por sua conta e risco.

2 curtidas

Assim como no deepin tem os gerenciadores de pacotes no opensuse é o zypper …

Sudo zypper in pacote - instalar
Sudo zypper remove pacote - remover pacote
Sudo zypper up - atualizar pacotes

Para instalar um pacote direto é sudo rpm -i pacote

No Fedora/red hat e outro gerenciador mas a idéia é a mesma

1 curtida

No geralzão para pacotes rpm:
rpm -ivh nomedopacote.rpm (para instalação)
rpm -Uvh nomedopacote.rpm (para atualização de um pacote já instalado, geralmente versão anterior a que você está instalando)
Se você deparar com erro de dependências, aí tem que utilizar o gerenciador de pacotes de cada distro.
Mas se você tem certeza que a dependência não fará falta, ou já está instalada de outra fonte, utilize junto com os comandos acima o parâmetro --nodeps.
Se já estiver instalado o pacote mas você quer forçar a reinstalação, utilize --force.
No mais, utilize rpm --help.
Abraços e sorte!

1 curtida

@BrunoNatividade lembrando que o ideal é vc usar o gerenciador de pacotes da distro, dnf no Fedora e zypper no OpenSUSE, nos casos de rpm…tem outras tbm se quizer pesquisar mais…

2 curtidas

Para Rosa, Openmandriva e derivados, o urpmi. No caso do PclinuxOS, apesar de utilizar rpm, usa-se o apt-get. Mas os comandos rpm originais continuam os mesmos, caso não se utilize os gerenciadores.

1 curtida