Mais espaço de armazenamento no Chrome OS via cartão sd

Olá a todos, sou novo no fórum é minha primeira publicação, estou com uma dúvida com relação meu Chrome OS, o seguinte, temos 32gb de armazenamento no equipamento mas aceita cartão de memória, eu gostaria de usar o Linux nele, mas fica praticamente inviável por conta desse armazenamento, existe alguma forma de eu expandir ou instalar nesse cartão de memória? Fiz algumas pesquisas mas ninguém ensina isso, e estou quase desistindo. Mas se houver alguma forma e puderem me ajudar agradeço muito, abraço à todos.

Sim, você pode utilizar o cartão como expansão do espaço.
Existe uma opção para “compartilhar” o cartão com o Linux, permitindo que você grave arquivos nele.
Mas que fique claro que é para arquivos. Não dá para instalar o Linux nele.

1 curtida

Formate o cartão em Fat 32 ou Ext 4

1 curtida

Entendi e nem os programas né? A ideia inicial era isso mesmo, preciso estudar mais quais os comandos que são possíveis no cartão sd, porque nem como disco compartilhado eu consegui, simplesmente não sei como mapear via terminal, se tiver alguma dica de comando já me ajuda, obrigado mesmo!

Certo vc sabe quais os comandos específicos que uso para o cartão ficar disponível para o Linux? Muito obrigado!!

Você não precisa “mapear” a unidade pelo Linux.
Quando você compartilha o cartão, ele fica mapeado em /mnt/chromeos/removable/NOME_DO_CARTÃO
você pode criar um link simbólico para ele em sua home, se quiser:

ln -s /mnt/chromeos/removable/NOME_DO_CARTÃO sdcard 

Assim, através do Arquivos, é só clicar em “Arquivos do Linux” que ele estará lá. :slight_smile:

1 curtida