Mais de uma partição montada dentro da pasta os-prober

Bom dia pessoal, tudo bem?
Estou enfrentando um problema com partições e o os-prober, sou usuário do BigLinux, Arch Linux.

Eu possuo mais de um SSDs e partições, são 3 SSDs junto com mais 3 partições, que são (backup, jogos para linux, jogos para windows, partição para “/home”, partição para “/” e partição para o windows) porem algumas partições/ssd minhas são montadas dentro da pasta /var/lib/os-prober/mount/ e ficam travadas por la como se estivesse partição duplicada. Uso essa separação de partição já faz alguns anos e passei a ter esse problema recentemente, aproximadamente a uns 2 a 4 meses.

Pelas pesquisas que fiz e entendi é que o os-prober é necessário para identificar outros sistemas para o dualboot, até aí está funcionando normalmente, identificando o biglinux e o windows, porem na hora de eu acessar uma das partições na lista de diretórios do Dolphin, por exemplo, ele não abre a partição/ssd que selecionei, ele abre outra, isso ocorre até mesmo com outros gestores de arquivos, como, por exemplo, o Nautilus.

Exemplo do que ocorre, tenho uma partição chamada backup, outra chamada jogos, quando clico em backup ele abre o ssd normalmente, porem quando clico em jogos, ele também abre o ssd backup ao invés de abrir ssd jogos, pois ambos direciona para a pasta /var/lib/os-prober/mount/, isso acontece de forma aleatória, não é sempre com as mesmas partições/ssd e não depende de qual eu selecionei primeiro, às vezes com mais de duas partições/ssd da lista

Já tentei resolver formatando a máquina, já tentei trocando por outra distro, como, por exemplo, indo para CachyOS, BigLinux, BigLinux community com Gnome, mas ambos continuam dando o mesmo problema.

Passei um tempo usando o BigLinux community com Gnome e cheguei resolver superficialmente, se não me engano adicionando as partições dentro do /etc/fstab.

Eu estava com o Gnome até ontem na verdade kkk, pois ontem voltei para o Biglinux com KDE e como reinstalei a distro, voltei a ter esse problema, gostaria de saber se mais alguém está passando por esse problema ou se alguém conhece alguma solução definitiva, pois passei ater esse problema meio que do nada.

A primeira vez que passei a perceber esse problema foi quando precisei trocar o tipo de partição de um ssd que estava em Btrfs para Ntfs, mas era um ssd que eu armazeno arquivos e não tem vinculo com o sistema, e mesmo testando voltar ele para o Btrfs o problema persistiu.

Pesso desculpas pelo textão kkkk, tentei detalhar da melhor forma possível e evitar que fique confuso

System:
  Kernel: 6.12.34-1-MANJARO arch: x86_64 bits: 64
  Desktop: KDE Plasma v: 6.3.5 Distro: BigLinux based in Manjaro Linux
Machine:
  Type: Desktop System: MANCER product: N/A v: N/A
    serial: <superuser required>
  Mobo: MANCER model: A520MDX serial: <superuser required> UEFI: American
    Megatrends LLC. v: 5.17 date: 11/21/2023
CPU:
  Info: 6-core model: AMD Ryzen 5 5500 bits: 64 type: MT MCP cache: L2: 3 MiB
  Speed (MHz): avg: 2390 min/max: 400/4267 cores: 1: 2390 2: 2390 3: 2390
    4: 2390 5: 2390 6: 2390 7: 2390 8: 2390 9: 2390 10: 2390 11: 2390 12: 2390
Graphics:
  Device-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Navi 23 [Radeon RX 6600/6600
    XT/6600M] driver: amdgpu v: kernel
  Display: wayland server: X.org v: 1.21.1.18 with: Xwayland v: 24.1.8
    compositor: kwin_wayland driver: gpu: amdgpu resolution: 1920x1080~60Hz
  API: EGL v: 1.5 drivers: kms_swrast,radeonsi,swrast
    platforms: gbm,wayland,x11,surfaceless,device
  API: OpenGL v: 4.6 compat-v: 4.5 vendor: amd mesa v: 25.1.4-arch1.1
    renderer: AMD Radeon RX 6600 (radeonsi navi23 LLVM 20.1.6 DRM 3.61
    6.12.34-1-MANJARO)
  API: Vulkan v: 1.4.313 drivers: radv,llvmpipe surfaces: N/A
  Info: Tools: api: clinfo, eglinfo, glxinfo, vulkaninfo
    de: kscreen-console,kscreen-doctor wl: wayland-info
    x11: xdpyinfo, xprop, xrandr
Audio:
  Device-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Navi 21/23 HDMI/DP Audio
    driver: snd_hda_intel
  Device-2: Advanced Micro Devices [AMD] Family 17h/19h/1ah HD Audio
    driver: snd_hda_intel
  Device-3: MV-SILICON fifine SC3 driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid
    type: USB
  API: ALSA v: k6.12.34-1-MANJARO status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 1.4.5 status: active
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8211/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
    driver: r8169
  IF: enp6s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full mac: <filter>
Bluetooth:
  Device-1: Cambridge Silicon Radio Bluetooth Dongle (HCI mode) driver: btusb
    type: USB
  Report: btmgmt ID: hci0 state: up address: N/A
Drives:
  Local Storage: total: 2.28 TiB used: 964.06 GiB (41.3%)
  ID-1: /dev/nvme0n1 vendor: Western Digital model: WD Green SN350 1TB
    size: 931.51 GiB
  ID-2: /dev/sda vendor: Kingston model: SA400S37480G size: 447.13 GiB
  ID-3: /dev/sdb model: REAPER C size: 953.87 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 120 GiB used: 12.73 GiB (10.6%) fs: btrfs dev: /dev/nvme0n1p2
  ID-2: /boot/efi size: 1.99 GiB used: 31.7 MiB (1.6%) fs: vfat
    dev: /dev/nvme0n1p1
  ID-3: /home size: 404 GiB used: 196.3 GiB (48.6%) fs: btrfs
    dev: /dev/nvme0n1p3
  ID-4: /var/log size: 120 GiB used: 12.73 GiB (10.6%) fs: btrfs
    dev: /dev/nvme0n1p2
Swap:
  ID-1: swap-1 type: zram size: 31.23 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/zram0
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 32.8 C mobo: N/A gpu: amdgpu temp: 27.0 C
  Fan Speeds (rpm): N/A gpu: amdgpu fan: 0
Info:
  Memory: total: 32 GiB available: 31.23 GiB used: 10.68 GiB (34.2%)
  Processes: 456 Uptime: 2h 25m Shell: Bash inxi: 3.3.38

monte seus hd’s sempre em /mnt Desvendando o “Disco C” do Linux: Gerenciando dispositivos de armazenamento. – Fast OS

Olá, muito obrigado por responder.

As partições e os SSDs, são montados automaticamente pelo sistema, o estranho é o sistema montar na pasta /var/lib/os-prober/mount/

Uma das coisas que me ajudou a resolver temporária mente que eu havia mencionado é definir o fstab para montar as partições automaticamente primeiro que o os-prober, porem dentro do /mnt em suas devidas pastas

um exemplo de como coloquei no fstab

UUID=245426BC5426909A /mnt/windows_c ntfs defaults,uid=1000,gid=1000,dmask=022,fmask=133,windows_names,nofail 0 0
UUID=5FE5E6F149A3FF53 /mnt/arquivos_windows ntfs defaults,uid=1000,gid=1000,dmask=022,fmask=133,windows_names,nofail 0 0
UUID=cac151ba-5298-4d41-879e-553d635aa27d /mnt/arquivos_linux_sdb btrfs defaults,nofail 0 2
UUID=dfd9cf80-eb5f-4e05-b6e2-cf65352c2a6c /mnt/backup_sda btrfs defaults,nofail 0 2

Esse acima foi uma sugestão que o Gemini AI havia me sugerido fazer para resolver, eu coloquei no fstab de forma mais resumida do que este ai em cima, mas infelizmente não tenho mais o mesmo fstab para poder enviar para vocês.

Como é o próprio sistema que está fazendo tudo sozinho, pois apenas só instalei a distro e não modifiquei nada, queria saber se tem alguma solução definitiva, pois antes, mesmo que eu formatava minha maquina funcionava tudo normalmente, do nada o sistema começou a fazer isso sozinho.

Salve, @eulukasthyago

Estou achando isso muito esquisito.

Nas minhas distros, as partições “extras” – aquelas que não fazem parte do SO – são montadas em:

/run/media/flavio/

(openSUSE, Arch Linux, Fedora, Mageia, Void)

ou em

/media/flavio/

(Debian, MX Linux, Buntus / Mint / KDE Neon)

Montagem feita pelo os-prober, só vejo acontecer durante a instalação de uma distro, pois o instalador se prepara para detectar outros SO que possam existir na máquina.

O instalador do Manjaro costuma gastar muito esforço nessa tarefa – com uso intenso de CPU e muito aquecimento:

Dá impressão que essa montagem “provisória” do instalador não tenha sido desfeita no final da instalação, e permaneceu no SO depois de instalado. – Mas isso é só minha “impressão”. – Não sei se foi isso, nem como, nem porquê.

Quanto ao fstab, deixo nele só as partições que fazem parte do SO: – raiz “/”, /home, /EFI, Swap.

As outras, deixo por conta do uDisks2 – via KDE System Settings:

Salve @frc_kde, muito obrigado por responder.

Então, é muito estranho, não acontecia antes, porem do nada começou com isso.

A primeira vez que isso começou a acontecer foi em uma instalação do biglinux que já estava usando a bastante tempo, aí quando fui formatar um ssd aparte para usar com o NTFS, passou a acontecer esse problema, eu acredito que possa ser isso, pois foi depois que mexi nesse meu outro ssd que percebi esse problema, depois disso mesmo formatando outro trocando de distro continua o bug

A minha instalação atual está nesse formato, a distro está pura, não fiz modificações.

1 curtida