eu estava querendo sair do ubuntu e ir pra uma distro menos popular q funcionasse, eu usaria o linux mais para jogar, aprender um pouco sobre programaçao tbm aprender sobre o sistema em si, vi q o mageia poderia ser uma boa, eu gostaria de uma distro q nn fosse extremamente popular como o mint ou o zorin, q fosse estavel, tivesse boa compatibiliade com o meu hardware (rtx 4060 e placa de rede realtek) e q, caso eu precisasse de um tutorial ou de uma ajuda, nn fosse tao dificil de encontrar, eu nn queria algo popular, eu sou iniciante no linux mas ja sei em mexer em algumas paradas e nn tenho nada contra usar o terminal, eu tbm gostaria de uma distro baseada ou no ubuntu ou diretamente no debian, atualmente eu estou usando o Kubuntu
o debian nn tem o driver mais atual da minha placa de video, é uma rtx 4060 e o debian usa o driver 550 inves do 595, eu uso principalmente pra jogar sacas?
Qualquer pessoa pode usar o KDE Plasma. Não é porque ele tem “infinitas” opções de configurações e otimizações que você é obrigado a conhecer e usar tudo. Ele já vem pronto e funcional já de fábrica. Com o tempo você vai aprendendo mais coisas.
Você já não usa Windows? Então pode usar o KDE Plasma.
Uma sugestão: nessa fase de testes e pesquisa, use live pendrives e maquinas virtuais para ver a distro “rodando” sem precisar ficar formatando toda hora.
Boa tarde. Eu seguiria o conselho do Eddie nesse ponto do seu aprendizado, ou seja, use os live boots pelo pendrive, teste se a distro específica reconhece todos os seus hardwares, teste os desktop environments para saber qual você melhor se adapta e, somente então, se decida com bastante fundamento!
Quanto ao Debian, você não precisa utilizar o stable, basta baixar a versão testing que já deve trazer o driver que vc precisa. Mesmo assim, você querendo utilizar o Debian Stable, basta instalar o kernel mais recente pelo backports e instalar o driver Nvidia 610.67.xxx disponível para download.
Caso precise de ajuda, basta manda um sinal de fumaça binário!
cara, falar cntg, ontem eu quase desisti do linux nmrl, eu fui testar outras distros dps daquela hora q entrei no forum e simplesmente tudo começou a dar errado, td distro q eu instalava dava erro (eu tava formatando direto) eu fui terminar de noite, ja tava cansado, eu pensei q minha jornada no pinguim tinha acabado ate q eu simplesmente parei de ser incompetente e fiz o bagulho direito, oq eu tava fazendo de errado em tds as distros era simplesmente q, ao inves de eu instalar a distro e atualizar tudo q precisava eu so ia direto atualizar o driver da minha placa, entt, quando reiniciava o sistema o meu pc morria, eu simplesmente precisava dar um “sudo aot update” e por conta dessa burrice minha eu perdi o dia td kkk, acabando q eu voltei pro kubuntu, acho q vou ficar nela ate conseguir ter uma noçao maior de linux, eu realmente preciso aprender muita coisa
obrigado pelo conselho kjkkkkkk, cara entt, eu acho q vou ficar no ubuntu com kde por enquanto, pelo ubuntu ter mais tutoriais talvez seja o ideal pra mim, e eu tbm gostei do kubuntu, eu testei o ubuntu normal e simplesmente deu problema na instalaçao kkkk