eu estava querendo sair do ubuntu e ir pra uma distro menos popular q funcionasse, eu usaria o linux mais para jogar, aprender um pouco sobre programaçao tbm aprender sobre o sistema em si, vi q o mageia poderia ser uma boa, eu gostaria de uma distro q nn fosse extremamente popular como o mint ou o zorin, q fosse estavel, tivesse boa compatibiliade com o meu hardware (rtx 4060 e placa de rede realtek) e q, caso eu precisasse de um tutorial ou de uma ajuda, nn fosse tao dificil de encontrar, eu nn queria algo popular, eu sou iniciante no linux mas ja sei em mexer em algumas paradas e nn tenho nada contra usar o terminal, eu tbm gostaria de uma distro baseada ou no ubuntu ou diretamente no debian, atualmente eu estou usando o Kubuntu
o debian nn tem o driver mais atual da minha placa de video, é uma rtx 4060 e o debian usa o driver 550 inves do 595, eu uso principalmente pra jogar sacas?
Qualquer pessoa pode usar o KDE Plasma. Não é porque ele tem “infinitas” opções de configurações e otimizações que você é obrigado a conhecer e usar tudo. Ele já vem pronto e funcional já de fábrica. Com o tempo você vai aprendendo mais coisas.
Você já não usa Windows? Então pode usar o KDE Plasma.
Uma sugestão: nessa fase de testes e pesquisa, use live pendrives e maquinas virtuais para ver a distro “rodando” sem precisar ficar formatando toda hora.
Boa tarde. Eu seguiria o conselho do Eddie nesse ponto do seu aprendizado, ou seja, use os live boots pelo pendrive, teste se a distro específica reconhece todos os seus hardwares, teste os desktop environments para saber qual você melhor se adapta e, somente então, se decida com bastante fundamento!
Quanto ao Debian, você não precisa utilizar o stable, basta baixar a versão testing que já deve trazer o driver que vc precisa. Mesmo assim, você querendo utilizar o Debian Stable, basta instalar o kernel mais recente pelo backports e instalar o driver Nvidia 610.67.xxx disponível para download.