Mageia 8 beta disponível

O Mageia é uma distribuição linux feita pela comunidade e mantido por uma organização sem fins lucrativos. O Mageia que é um fork do Mandriva, oferece um sistema seguro, estável e sustentável para seus usuários e está em estágio beta com sua versão 8.

O sistema traz a versão 5.7.9 do Kernel, o navegador Mozilla Firefox ,conta também com a suite LibreOffice em sua versão 6.4.5 e um suporte maior a Python 3, qua irá melhorar os metadados AppStream, além de oferecer uma integração melhor com o GNOME e KDE Plasma.

O sistema terá suporte a ARM com imagens dedicadas aos dispositivos mais populares, trará tempos de inicialização e instalação mais rápidos, além de um melhor suporte aos sistemas de arquivos F2FS e NILFS2.

Como a maioria das distribuições, o Mageia 8 adotará o Zstd para compactação de dados em tempo real, o que irá melhorar não só a velocidade de instalação e inicialização, mas também a análise de metadados do gerenciador de pacotes urpmi.

A versão beta está disponível com três interfaces GNOME, Xfce e KDE Plasma na versão 5.19.3. O sistema também conta com uma edição 32 bits com o ambiente Xfce. Embora não haja uma data de lançamento predefinida não deve demorar muito para que o sistema chegue em sua versão final. O download das ISOs pode ser feito através do site oficial e caso você encontre erros ou problemas, pode relatá-los por aqui.

Você já utilizava o Mageia? Pretende testar? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

5 Curtidas

Fui verificar o site do Mageia hoje e ao que parece, na página Main Page do Wiki diz que Mageia 7 é compatível até 30.12.2020, o que quer dizer que no início de 2021 a versão 8 já irá estar disponível como estável.

Para quem está interessado, é bom ler as Notas de Lançamento do Mageia. Está muito interessante e parece que o comando DNF pode ser usado para gerenciar/atualizar os pacotes do Mageia normalmente.

Com novas instalações por meio da mídia clássica e ao vivo, o DNF será instalado em paralelo com o urpmi. Dependendo do método usado para atualizar para Mageia 8, pode ser necessário instalar o pacote dnf para tê-lo disponível.

Acesse a Wiki para saber como instalar e usar o dnf. - Lembrando, se for uma instalação limpa da versão 8 do Mageia, o DNF já estará instalado e pronto para usar.

No momento o URPMI ainda é o padrão da Distro.

Há uma notícia sobre o lançamento do Alpha do Mageia 8 no Blog do Mageia

1 Curtida

Dei uma olhada no site do mageia esses dias e achei um tanto abandonado. Não colocaram ainda a versão 8 como “Future Release” e me deu a ideia que o projeto vai acabar 31/12/2020…

Acabei pegando a iso do OpenMandrivaLX pra brincar um pouco com os rpm’s!

2 Curtidas

Usar o dnf com hdlist é um tiro no pé vai ficar mais lento ainda, até o apt-rpm utilizado no ALT ficou terrível depois que adotaram hdlist, pois a atualização acaba ficando bastante demorada.

1 Curtida

Sobre o DNF, se o Mageia for pra frente, pelo visto a tendência é torná-lo padrão, então acho que devem arrumar isso. Mas por enquanto é melhor usar o urpm mesmo e o dnf só pra testar pra ver como está.

Percebi que eles não tem costume de ficar mexendo com o site. Senti falta da aba notícias no site principal, apesar de ter o blog lá.

Nova DE? kkkkkkk brinks tem um errinho no texto

1 Curtida

Então @elppans o hdlist é lento independente do gerenciador, seja urpmi, dnf ou apt-rpm, um dos motivos de passar longe do Mandrake depois mandriva e mageia eram as atualizações demoradas, a distro em si é muito boa para quem não gosta de terminal.

1 Curtida

Cheguei a testar o Mandrake na época, depois no Mandriva não cheguei a testar, então não sei como é.
Apesar deste problema achei bom a Distro, bem interessante para um usuário novo usar.

Quando conheci o mandrake minha internet era discada, era demorado demais para atualizar, o conectiva por ser bem fragmentado era de boas para atualizar via modem 50kbps e olha que esse modem era top de linha depois disso veio adsl 128kbps, afff gravava vários programas nos disquetes no trabalho para instalar em casa kkkkk.

1 Curtida