Mageia 7 disponível

Estou utilizando no meu PC e no meu Netbook o Mageia 7, e, bem… Está show! Vem com drivers super atualizados, kernel 5.1.14, para quem tem impressora HP e Lexmark tem muitas opções de configuração. Não vou falar aqui de tudo que vem com ele, mas para quem já utilizou o Mandriva no passado sabe do que estou falando. Gostaria de continuar utilizando o OpenMandriva, que inclusive tem versão nova, mas ele se distanciou daquela experiência que tivemos com o Mandriva no passado. Atualmente, tudo aquilo que eu amava em uma distro linux, como o painel de controle, instalador de programas, instalação facilitada do driver Nvidia e outras coisitas más, vem com fácil configuração. Devo ficar com ele durante um bom tempo, espero, pois me satisfaz plenamente. Até mesmo o scanner da minha multifuncional que não funcionava direito em outras distros que testei, rola de boa no Mageia. Uma dica para quem quer iniciar no mundo linux sem dor de cabeça.

1 curtida

Sobre o Mandriva, a empresa não tinha falido? O OpenMandriva é um fork ou é da própria Mandriva?
Eu testei o Mageia 6 e por ter como GUI principal o KDE, achei que tava muito mau customizado e tem muita coisa instalada aleatoriamente nele. Coisas que a maioria não usa, e que se necessitar daria pra instalar posteriormente. Muito poluído, mas tirando isso achei b m estável e etc.
A versão 7 tá bom mesmo, tem menos coisas? A otimização tá melhor?

1 curtida

Também não gostei o Mageia 6. Mas o 7 está bem mais polido. Caso queira uma experiência com uma distro com menos programas instalados, recomendo o Neon. Mas como disse antes, a experiência que eu tive com o Mandriva, que hoje não existe mais, foi a mais confortável que eu pude ter. Além do mais, caso não queira os programas que vem instalado por padrão, pode desinstalar sem susto, pois não quebra o sistema. Quanto à interface KDE, existe a opção também, se não me engano, de baixar a versão com Gnome e XFCE. Tem pessoas que gostam de “Loja de Aplicativos” a la Gnome e Deepin, mas eu não faço questão, pois já sei o que quero instalado na minha máquina. Além do mais, só de rodar tranquilo no meu velho netbook, um Acer Aspire One, com processador AMD C60 de boa, não dá pra pedir mais nada. Um desempenho no KDE que obtenho somente utilizando uma distro magrinha como o Antix e cia. Vale a pena conferir. Eu pelo menos, estou super satisfeito.

1 curtida

Então vou me aventurar fazendo várias instalações do Mageia 7 e comparar todas.
Depois digo se gostei e se não, o ponto de vista

1 curtida

A Mandriva fechou as portas em 2015. Já o Mageia surgiu em 2010, na época que a Mandriva estava começando a entrar em crise e o OpenMandriva surgiu em 2012 derivado do ROSA, que por sua vez era baseado no Mandriva. Nos meus testes com Mageia 7, o sistema roda bem rápido e nessa nova versão, ele apresenta uma nova tela de boas vindas e é mais familiar para iniciantes no mundo Linux. A única desvantagem dele, é que ele não roda os pacotes Snap, por estarem indisponíveis nos repositórios oficiais, mas entre as duas, recomendo o Mageia por ser derivado diretamente do Mandriva, e por ser bastante estável.

3 curtidas