Macintoshs agora serão ARM. Será o pontapé para uma nova era na computação?

Um futuro onde tudo dependa de nuvem pode ser prático por alguns motivos, mas para mim será aterrador ter essa dependência absoluta.

4 curtidas

Me lembrei de uma cena que aconteceu comigo há uns 10 anos atrás. Minha filha (então com uns 14 anos) estava estudando em um notebook ao meu lado.
Aí ela me fez uma pergunta, que não lembro exatamente qual. E eu respondi:

  • Olha na Internet! hoje vocês têm o Google aí, à mão! no meu tempo de estudo não tinha nada disso!
  • Ué? no seu tempo não tinha computador?
  • Computador tinha, mas não tinha Internet
  • E se não tinha Internet, o computador servia prá quê?

Experimente ficar uma semana sem Internet e verá que seu notebook é só peso para papel. Essa dependência absoluta já existe. :stuck_out_tongue_winking_eye:

4 curtidas

E o pessoal do movimento software livre já vem denunciando isso faz tempos.

https://www.gnu.org/philosophy/who-does-that-server-really-serve.pt-br.html


Sim, mas uma coisa é você usar a internet para pesquisa, entretenimento e backup de informações, outra coisa são seus programas e documentos pessoais estarem inteira e exclusivamente na internet.

3 curtidas

Sou da mesma opinião e esse ano mesmo corremos o risco de um colapso na internet em razão da pandemia. E ainda mais concreto é o streaming, muito material perde-se a licença ou é retirado de catálogo por motivos como polêmicas e perde-se em alguns casos eternamente o acesso aquele conteúdo. Nelson Sato mesmo, da Sato Company, comentou esses problemas, mesmo eles que estão focados em streaming atualmente sempre irão disponibilizar mídia física para o nicho de colecionadores que querem ter o produto pelo resto da vida.

2 curtidas

Não discordo de nada disso, mas tudo isso se adequará.
A indústria fonográfica se reinventou depois do mp3. Editoras também, depois dos e-books.
Filmes e séries são produzidos como nunca antes, por causa do streaming.
As melancias sempre se ajeitam no caminhão durante o trajeto.

Tem alguns vídeos de comparativo do Macbook pro com IpadPro e o ipda perde por muito pouco pq tem um hardware bem mais compacto e não tem nenhum tipo de refrigeração ativa, isso tudo usando um processador arm.

Agora imagine um arm em um hardware mais parrudo, vai ser praticamente a mesma potencia dos atuais e isso tudo consumindo muito menos e ocupando um espaço fisico ainda menor, a bateria disso vai segurar quase 24h na minha opinião.

A microsoft já tinha feito isso antes, mas a microsoft não sabe vender hardware é uma pena. Agora com a apple a coisa vai ser bem diferente.

2 curtidas

Enquanto isso o Windows e Linux Desktop estão presos ao 32 bits. Costumo ser contra as políticas da Apple, mas uma coisa ninguém pode tirar deles, a ousadia para evoluir, coisa que falta em muitos projetos.

Lembrem-se, um louco sem resultados é chamado de louco, mas um louco com resultado é chamado de gênio.

1 curtida

32 bits? Desde os tempos do Windows 7 que a maioria das pessoas usa sistemas e programas 64 bit, especialmente no Linux nesses tempos que qualquer computadorzinho tem, no mínimo, 4GB de RAM.

1 curtida

Justo, mas estava me referindo não só aos sistemas operacionais em si, mas as bibliotecas e programas, porque enquanto nós temos o Linux Desktop e o Windows buscando evitar afetar programas legados, nós temos a Apple dizendo “estamos fazendo assim, se você quiser o seu aplicativo na nossa plataforma, evolua”. Nós temos até hoje desenvolvedores criando programas dependentes de bibliotecas de 32 bits, o que é ridículo. Em vez de ficarmos acomodados, precisamos buscar o progresso. “Mas os programas vão parar de funcionar, os jogos vão parar” é o que é dito em vez de buscar uma solução, mentalidade que eu acredito que precisa ser criticada.

Cara, não tem nada de evolução nisso. A Apple é a rainha do marketing!
A Samsung já vendia Chromebooks com ARM em 2014!
A Apple vende isso como “evolução” e todo mundo come a pilha…

(acho a Apple fantástica, ótimos equipamentos, mas jamais pagaria o que eles pedem nos seus produtos, simplesmente porque acho que não valem o preço cobrado)

1 curtida

É uma evolução. Uma máquina energeticamente eficiente capaz de entregar ao usuário comum o que ele precisa e que possui compatibilidade com aplicações e serviços de outros aparelhos da empresa é inegavelmente uma evolução.

Justo, eles estavam ainda mais adiantados do que a Apple.

Não é comer pilha. Objetivamente, é uma evolução, mas até então nós só tivemos empresas comendo pelas beiradas assim como a Samsung, como você citou, Microsoft e Google, mas até então nenhuma dessas teve coragem de mudar COMPLETAMENTE a sua plataforma para vender ARM. Eles estão assumindo uma posição de risco e liderança, por isso toda a comoção.

Realmente é chato que desenvolvedores criem hoje programas dependentes de bibliotecas 32 bit. Mas não sou programador e não sei se é muito justo ficar julgando o trabalho deles sem conhecer os motivos dos caras.

Mas acho importante que o sistema operacional dê suporte a programas antigos que não foram e nunca serão atualizados, como o *ubuntu 20.04 que ainda dá algum suporte a antigos programas 32bit.

A parte de ter suporte a 32 bits eu já não acho um atraso ou retrocesso, creio que isso é justamente um plus do Linux, pois, atrai muitas pessoas ao sistema operacional com o objetivo de tornar produtivas máquinas antigas, inclusive, tem uma finalidade social de inserção ao mundo digital.

1 curtida

Gente, os *PI como o RaspberryPI e até mesmo Chromebooks da vida fazem isso tudo acima a anos… Não nada de realmente inovador acontecendo no sistema solar

1 curtida

Não é bem assim, são softwares que simplesmente não podem ser portados pra 64 bits porque fazem a tradução de código 32 bits emulação real de hardware como o zSNES, tradução de instruções de um formato de execução em 32 bits pra outro como o Wine faz e ainda tem a questão de softwares legados que não possuem substitutos

Não é só “ah, a gente já faz 32 bits não precisa fazer 64 bits” é mais como “Não tem como fazer 64 bits”, pra fazer o teste crie um prefixo 64 bits puro no Wine (possível através do Lutris/PlayOnLinux) e tente executar um app 32 bits

1 curtida

Justo. Vamos buscar uma solução então. Essa é a iniciativa que eu acredito que seja necessária. “Ah, mas tem isso e aquilo”, sim, não é fácil, mas precisa ser feito.

Eu acredito que o ARM vai dominar o mercado de desktop mais isso ainda vai levar década(s).

Não vejo como uma “grande evolução” mudança x86 para ARM, como disseram aqui, outras empresas ja começaram dar passos neste sentido, a Apple resolveu fazer isso por questão de custos, querem ter mais controle sobre sua plataforma garantido melhorias, estabilidade e desempenho já que o grande trunfo do Mac OS é casar perfeitamente com hardware, e convenhamos que sempre sonharam em ter hardware próprio, as tretas com Intel que duram alguns anos só serviu para pesar na decisão. Eles não devem abandonar por completo x86/64 até pq um potente SoC ARM ainda se equipara ao que temos de intermediário do lado AMD e Intel, eles ainda pretende utilizar x86 em seus dispositivos mais potentes.
Se ARM é o futuro eu não sei, mais é um muito promissor ainda mais com IoT e sempre vejo com bons olhos essa arquitetura.

1 curtida

O problema é que só tem duas soluções:

  1. Jogar fora o trabalho já feito
  2. Manter o suporte apenas a esses apps

Acho que em 6 anos as coisas já estarão meio a meio.