Macbook PRO 2014 x wayland x nvidia drivers

Bom dia,

Eu instalei o Fedora 40 em um notebook Macbook Pro de 2014. Instalei os drivers da nvidia e a tela ficou enorme, tendo que ficar acionando o utilitário de configuração da nvidia para escolher uma resolução que “não estoure” a tela. A tela ficou maior que o monitor, resumindo. Quando eu seto uma resolução menor no utilitário da nvidia, a tela volta ao normal, só que o utilitário não persiste as configurações no wayland. Alguém pode me dizer qual arquivo devo editar ? Só preciso persistir as configurações.
O driver que eu instalei foi o seguinte:

xorg-x11-drv-nvidia-470xx akmod-nvidia-470xx, que atende ao modelo de placa de vídeo do meu notebook. Eu achei a referência nesta thread How to install nvidia drivers on Fedora KDE 40 (Wayland)? - Fedora Discussion
Desde já agradeço qualquer ajuda!

Desculpa, mas tem certeza que você tem um macbook com placa de video nvidia?

A não ser que você tenha modificado ele, eu duvido muito.
Reinstala o sistema operacional e deixa os drives nativos open source

Tenho sim. Em 2014 a Apple Lançou um modelo de 15 polegadas, processador core i7 e 16 gb de ram, com duas placas de vídeo. Uma onboard e uma da nvidia, uma edição especial. Eu confirmei consultando os dispositivos pela linha de comando. Veja nesse link aqui MacBook Pro (Retina, 15-inch, Mid 2014) - Technical Specifications - Apple Support.

A placa é uma NVIDIA GeForce GT 750M with 2GB of GDDR5 memory and automatic graphics switching

a, entendi, nesse caso por ser da serie 700, ele não tem suporte bom nos drives modernos, o drive open source vai funcionar muito melhor, pode manter sem os drives proprietarios da nvidia

No caso eu quero manter o driver proprietário e configurar o wayland pra ele preservar a resolução da tela, que ficou enorme…

O problema é q o drive proprietario mais recente compatível é de 2018, nem uma distro atual vai rodar um drive de 6 anos de idade corretamente, muito menos em wayland.

A nvidia mal adicionou suporte completo na versão 555 que está em beta, em 2018 wayland nem passava na cabeça de desenvolvedor de driver da nvidia.

Não existe milagre, ou usa o drive antigo em xorg, de preferencia em uma distro LTS antiga, como o ubuntu 20.04, ou usa o drive open source no wayland(inclusive deveria já que é infinitamente mais seguro e estável dessa forma).

Além do fato de uma placa de vídeo tão simples quanto a 750m, que nem suporte a vulkan tem completamente, provavelmente vai ganhar desempenho por usar o drive open source

2 curtidas

Entendi. Vou reverter a instalação do driver então.

Achei essa thread que confirma o que vc disse…

Voltei atrás, desinstalei o driver da NVidia e estou usando o driver noveau.tudo funcionando ok. Só os elementos da tela ficaram muito pequenos. Como resolvo isso ?