Olá galera!
Eu tenho em minha máquina o Linux Mint 19.3, eu instalei a versão XFCE.
Meu PC tem tão pouca memória que tive que instalar e usar a interface LXDE, aí depois removi a interface XFCE.
Tenho um problema com os programas que requerem senha de root, como Gparted ou Synaptic, pois, ao tentar abrí-los pelo menu, não aparece a caixa de diálogo que reivindica a senha de root, logo, minha alternativa foi iniciá-los via terminal.
Agradeço quem souber como resolver.
Quando abre os programas pelo terminal, utiliza o sudo ou só digita o nome e ao iniciar ele abre a janela de autenticação (pedindo a senha)?
Meu palpite é que, ao trocar de ambiente gráfico, você ficou sem nenhum polkit. Que serve, justamente para esse tipo de coisa.
Primeiro, veja se tem algum instalado, o Mint (xfce) utiliza o do gnome. Você pode procurar pelo terminal ou ver lá nos programas que inicializam automaticamente com o sistema (menu/preferências/aplicativos padrão o lxsession/Inicio automático) lá deve ter alguma coisa como “policykit agent” ou “policykit authentication agent”. Se tiver veja se está marcado, caso não esteja, marque e reinicie o pc.
Caso não tenha nenhum instalado. Instale um com o comando:
sudo apt install lxpolkit
Depois vá nas configurações e veja se ele está marcado para inicializar junto com o sistema. Se não estiver, marque para iniciar e reinicie o pc.
1 curtida
Exatamente, quando disse que executo-os pelo terminal é por que eu uso o sudo + nome do programa.
Era exatamente isso que faltava! Instalei esse pacote, reinicie e agora está pedindo a senha normalmente ao clicar nos programas pelo menu. Muito obrigado!
Disponha. O fórum serve para isso.