Lubuntu no ChromeOS

Boa tarde!

Tenho um chromebook bem fraco, mas suficiente para instalar o Lubuntu. Usei a própria página da Ubuntu para instalar o crouton e rodar dual boot, funcionou perfeitamente.

Na verdade, funcionou de maneira tão agradável que eu gostaria de tirar o Chrome OS do computador e deixar somente o Lubuntu.

Encontrei este tutorial, que, a princípio, funcionou mega bem. Mas, na hora de colocar o pendrive com o arquivo do Lubuntu, o computador não consegue ler o arquivo, apresentando um erro e tentando novamente em 60 segundos.

Gostaria, então, de pedir ajuda no tópico, se existe alguma outra maneira de se ter apenas o sistema Linux ou alguma maneira de consertar o erro. Tenho muito interesse em aprender mais sobre o sistema e dispor da facilidade que ele oferece.

Muitíssimo obrigado!

1 Curtida

Você conseguiu amigo ??

Fala, parceiro.
Consegui, seguindo um tutorial de um canal chamado DBTech, acabei tendo depois um problema de som, mas que acabei resolvendo depois.
Se precisar, posso te passar. :slight_smile:

1 Curtida

Abre um tópico

Boa tarde amigo, vc conseguiu resolver o problema de som? Qual versão do Lubuntu vc instalou? Segui o mesmo tutorial desse canal DBTech, e instalei o Kubuntu na minha máquina. Infelizmente o som não está funcionando corretamente, até consegui resolver parcialmente o problema seguindo o tutorial desse link, agora o alto falante está funcionando mas não funciona o fone de ouvido e nem o microfone. Meu chromebook é um Acer C731T com intel celeron N3060.

Boa tarde! Infelizmente não consegui fazer o fone de ouvido funcionar, e não cheguei a testar o microfone.
De qualquer forma, consegui fazer com que o som saísse pelos alto falantes graças a esse vídeo. Caso consiga fazer os fones e microfone funcionarem, gostaria de saber também!
Um abraço e peço desculpas por não ter conseguido ajudar.

Estava aqui agora testando outras distros pra ver se alguma delas funciona o áudio corretamente, acabei de perceber q no Tails (usando pelo pendrive mesmo) funciona tudo tranquilo aparentemente. Se tivesse alguma forma de instalar os mesmos drivers dessa distro talvez funcione, mas eu sou iniciante e não sei uma forma de fazer isso… kkkk

Nessa imagem dá pra ver a versão dos drivers que estão funcionando

Se o Tails funcionou era pro Kubuntu também ter funcionado, ambos são baseados no Debian, e bom você abrir um topico.

Pelo q observei tem algumas diferenças nas versões. Nessa foto dá pra ver (peço desculpa pela baixa qualidade)

Sim, a versão do Kernel no Debian e mais antiga do que a versão do kernel No Ubuntu.

Você pode tentar usar o próprio Debian (Se você e iniciante, não recomendo.)

Esquisito… mesmo que as versões dos drivers de som não sejam as mesmas, a versão do S.O. são recentes, os drivers deveriam estar funcionais.
Talvez o problema não seja esse, mas na máquina em si. Já li que tem uma chave protetora na BIOS do chromebook que impossibilita uma alteração definitiva do Chrome OS, pode ser isso.
Ao usar o Tails, pode ser que, por alguma coincidência, o sistema fosse compatível com o hardware do jeito que está e funcionado.

Ele tambem pode tentar utilizar distros com Kernel mais recente, como Manjaro.

Valeu pelas dicas pessoal! Vou ir testando mais distros e ver se alguma outra funciona, mas de toda forma dá pra ir usando o Kubuntu por enquanto kkk. Se eu conseguir descobrir mais alguma coisa eu posto aqui no fórum

posta uma resposta e marca como solução por favor

Pessoal, depois de testar várias distros diferentes acabei encontrando uma que funcionou perfeitamente (inclusive as teclas dedicadas tipo volume +/-, contraste, refresh, etc), se trata de uma distro feita pra Chromebooks, ela se chama GalliumOS. Pra quem tiver problemas instalando outras distros recomendo testar essa!

2 Curtidas

Q

Tremendo achado! Viva o Mundo Linux e sua variedade!

E a bateria do Chromebook, continua tendo boa autonomia?