Lubuntu não instala

Olá, tenho pc fraco e estou tentando migrar do windows para linux, minha configuração e:

Pentium e5400 dual core 2.70ghz
Gt710 2g
2gb ram

No windows 10 que venho usando nós últimos meses pode se dizer que o desempenho e satisfatório, mas devido a pequena quantidade de ram trava com muita frequência.
Estou atrás de desempenho mas sem complicações de instala, como por exemplo no ubuntu minimal que para mim parece meio complicado.

Está configuração antes de instalar a placa de vídeo rodava perfeitamente o lubuntu 18 lts
Porém agora depois de instalar a placa quando tento rodar qualquer linux inclusive Android não inicia fica travado ou tela preta.

No caso do lubuntu 20.04.1 lts tento a opção safe graphics, então ele fica aparecendo códigos de erro enquanto a tela vai ficando verde atrás dos textos

Eu deduzi ser a placa de vídeo pois vi em um tópico aq em que alguém não conseguia usar por conta tá placa que era AMD não sei se e meu caso o que me resta fazer? ,Se não tiver jeito no lubuntu podem me recomendar uma distro leve e que funcione por favor? Fico no aguardo! Obrigado

Fica difícil dar algum palpite, pois nunca aconteceu algo assim comigo, da tela ficar verde. Mas eu desconfio que seja problema de hardware porque acontece em várias distribuições. O windows está funcionando perfeitamente ainda? Verificou as conexões dos cabos do monitor?

se importa em mostrar print do erro? tipo eu devo ter tido o mesmo erro quando tentei Instalar o Lubuntu no meu note Samsung

Sim windows funciona perfeitamente, suspeito de que seja o próprio lubuntu ou e minha placa pq quando retirei ela e instalei e recoloquei no lugar funcionou perfeitamente, mas funcionou apenas com o xubuntu

Infelizmente não no momento pois formatei o arquivo de boot

pode ser a máquina mesmo, quando instalei em uma VM deu tudo certo, ai fui fazer na minha maquina física e não deu certo, quando fui pesquisar ai que “descobri” que algumas distros não funcionam em notes da samsung (o porque, eu não sei)

O xubuntu está funcionando bem?