Lubuntu e Linux mint

Lubuntu e linux mint são a mesma coisa com skin diferente? Eu nunca usei o mint, mas toda vez que procuro comparativos entre eles dois eu não acho nenhum uaeuhaehueahueahu se alguém puder me tirar essa duvida eu agradeço, de preferência dizendo a diferença entre os dois, pois pelos vídeos eu só percebi a interface e loja…

São completamente diferentes apesar da base ser a mesma tem DE bem diferentes, o lubuntu 18.10 é lxqt o lubuntu 18.04 é lxde os próximos serão lxqt e ja o linux mint usa o cinamon como DE. O ideal e pesquisar as propostas da DE e não o sistema.

Quando você procurar pelas distribuições Linux, você tem que observar duas coisas:

  • O ambiente gráfico que ela usa (procure estudar direitinho sobre os ambientes gráficos, veja vídeos no YouTube, etc)
  • A distribuição em si (sem considerar o ambiente gráfico)

O Lubuntu é um Ubuntu que vinha com ambiente gráfico LXDE (agora LXQt a partir da versão 18.10). Já o Linux Mint é baseado no Ubuntu.

Todas as distribuições vêm com diferentes opções de ambientes gráficos, o Linux Mint mesmo tem a opção dele com Cinnamon, MATE e XFCE (mas isso não significa que você não possa instalar outro ambiente gráfico ao lado de uma instalação já existente)

Já o Ubuntu é disponibilizado com uma variedade maior de ambientes gráficos (até por ser mais popular). Por conta da flexibilidade do seu nome, os mantenedores do Ubuntu geralmente fazem uma brincadeira com o seu nome para indicar de cara o ambiente gráfico que a distribuição usa.

  • Ubuntu (vem com o ambiente gráfico padrão da distribuição, que atualmente é o GNOME)
  • Kubuntu (em vez do GNOME, vem com o KDE, é o que eu uso)
  • Lubuntu (em vez do GNOME, vem com o LXDE/LXQt)
  • Xubuntu (em vez do GNOME, vem com o XFCE)

Sobre a diferença entre o Ubuntu e o Linux Mint:

O Linux Mint é baseado no Ubuntu, portanto o Linux Mint é um Ubuntu alterado. Não sei muito dos detalhes (se quiseres saber mais, terás que pesquisar um bocadinho no Google), suponho que o Linux Mint venha com algum software padrão diferente, talvez um maior polimento, uns poucos pacotes a mais que não estão instalados por padrão no Ubuntu e talvez nem estejam nos repositórios oficiais do Ubuntu e coisas do tipo.

Um ponto interessante é que foi o pessoal do Linux Mint que desenvolveu o Cinnamon (ambiente gráfico que é o carro chefe da distribuição, assim como o GNOME é o carro chefe do Ubuntu), portanto é esperado que o Cinnamon rode melhor no Linux Mint do que em outras distribuições Linux uma vez que os desenvolvedores do Linux Mint terão mais intimidade com este ambiente gráfico.

5 curtidas

DE != Skin! Você pode ter a mesma DE do mint no ubuntu e vice-versa. Ou pode instalar uma DE completamente diferente, que nao vem por padrão em nenhum sabor do ubuntu ou mint, que o sistema não deixará de ser ubuntu/mint.

Só uma pequena correção. O Lubuntu estável, LTS, continua sendo LXDE, com suporte até abril de 2021. A versão 18.10, com Lxqt, só terá suporte por mais 3 meses… Até julho deste ano.
Se você quiser testar o LXQt, uma boa opção é o Spin do Fedora 29.

1 curtida

Sim, foi o que eu disse quando escrevi " (agora LXQt a partir da versão 18.10)". Suponho que as próximas versões (19.04, 19.10 e até 20.04) continuarão com o LXQt.

Mas admito que não deixei muito claro (especialmente para uma pessoa que está entrando no mundo Linux), o que faz sua mensagem ser pertinente.

1 curtida