Eu ouvi que dava pra fazer uma limpeza básica no lubuntu com Lxqt pra ele consumir apenas 250mb, mas as vezes eu retiro uma aplicação e o consumo de ram sobe, parece que reiniciar resolve mas ainda assim estou um pouco receoso se existe a possibilidade de aumentar mesmo depois de reiniciar…
Se alguém tiver feito essa limpeza por favor me conte como e quais programas usou, fico agradecido.
Existem muitas formas de diminuir o consumo de RAM em um sistema operacional, mas, dificilmente haverá algo como um app que faça todos os ajustes possíveis de forma simples. Cada usuário tem uma necessidade particular, então o que pode ou não ser feito vai depender muito da forma como você usa o sistema operacional.
Tem esse tópico aqui no fórum que fala sobre otimizar o tempo de boot desligando alguns serviços no SystemD o que em alguns casos também irá reduzir o consumo de RAM na largada do sistema.
E também, temos esse vídeo aqui que pode te ajudar.
E desativo o print applet, e o xscreensaver. Alguns programas são dependências do pacote “lubuntu-desktop” e portanto eu prefiro evitar removê-los pensando nos futuros updates.
Ao inicializar abra o terminal e utilize o comando free -h para ver o uso de RAM.
Ainda vou poder tirar o print na tela se tirar o xscreensaver?
Ja retirei os pacotes snap e felizmente o firefox que abria com uma aba ficava 1g de ram agora fica em 800mb, ainda removi pouca coisa e essa lista ja ajuda a saber o que talves pode não ser necessário muito obrigado.
É o serviço para print-queue-applet, o que ele exatamente faz eu não posso de dizer de certeza, até porque não uso. Porém até onde sei ele está relacionado com o gerenciamento da fila de impressão, como não uso impressora eu deixo desativado.
Boa tarde,
mesmo que haja tal proeza esse consumo de 250mb , se refere apenas na inicialização , pois faça voçê mesmo o teste como eu fiz , em meu PC o Xubuntu 20.04.1 inicia com 430 a 470 mb , mas ao inicia o chrome ou firefox , gravador de tela ou até mesmo o LibreOffice eu vi que esse valor minimo vira passado , pois o consumo de 250mb é real mas se voçê apenas mover o mouse já foi , esse valor é alterado , e aqui pra noś , ninguem vai ligar um PC e não realizar nenhuma atividade né.
Entendo, mas pelo menos consegui diminuir pelo menos um pouco o consumo mesmo ate mesmo abrindo o firefox que subia pra 1g foi pra 800 mb, se conseguir diminuir o minimo possivel pra apps ja ta bom pra mim
esse comando é para mostrar os serviços que iniciam com o linux e ele fica em oculto , mas cuidado para não desativar serviços ecssenciais do sistema e acabar quebrando o mesmo.