Lubuntu 20.4 lts gastando menos de 200mb

Eu ouvi que dava pra fazer uma limpeza básica no lubuntu com Lxqt pra ele consumir apenas 250mb, mas as vezes eu retiro uma aplicação e o consumo de ram sobe, parece que reiniciar resolve mas ainda assim estou um pouco receoso se existe a possibilidade de aumentar mesmo depois de reiniciar…

Se alguém tiver feito essa limpeza por favor me conte como e quais programas usou, fico agradecido.

Olá @Carlos_Eduardo_dos_R tudo beleza?

Existem muitas formas de diminuir o consumo de RAM em um sistema operacional, mas, dificilmente haverá algo como um app que faça todos os ajustes possíveis de forma simples. Cada usuário tem uma necessidade particular, então o que pode ou não ser feito vai depender muito da forma como você usa o sistema operacional.

Tem esse tópico aqui no fórum que fala sobre otimizar o tempo de boot desligando alguns serviços no SystemD o que em alguns casos também irá reduzir o consumo de RAM na largada do sistema.

E também, temos esse vídeo aqui que pode te ajudar.

:vulcan_salute:t2:

1 Curtida

Eu estou usando o Lubuntu 20.10 e deixo ativado o compton e o MEGAsync na inicialização. Resultado é que ele acaba iniciando com 314MB de RAM.

Eu removo uma série de coisas:

quassel trojita transmission-qt k3b qps libreoffice qtpass 2048-qt plasma-discover-backend-snap snapd qlipper noblenote

E desativo o print applet, e o xscreensaver. Alguns programas são dependências do pacote “lubuntu-desktop” e portanto eu prefiro evitar removê-los pensando nos futuros updates.

Ao inicializar abra o terminal e utilize o comando free -h para ver o uso de RAM.

1 Curtida

Ainda vou poder tirar o print na tela se tirar o xscreensaver?
Ja retirei os pacotes snap e felizmente o firefox que abria com uma aba ficava 1g de ram agora fica em 800mb, ainda removi pouca coisa e essa lista ja ajuda a saber o que talves pode não ser necessário muito obrigado.

É descanso de tela

1 Curtida

Obrigado, e o print applet seria o que?

É o serviço para print-queue-applet, o que ele exatamente faz eu não posso de dizer de certeza, até porque não uso. Porém até onde sei ele está relacionado com o gerenciamento da fila de impressão, como não uso impressora eu deixo desativado.

Tambem não uso, posso remover com o comando apt remove?

Eu somente deixo desativado da inicialização, não sei como remover pois ele não é um pacote individual e não sei a qual pacote(s) ele está atrelado.

Eu coloquei o comando do tutorial do diolinux aqui no forum mas não mostrou mais pacotes no gerenciador de inicialização, precisa baixar o app?

Qual comando?

Boa tarde,
mesmo que haja tal proeza esse consumo de 250mb , se refere apenas na inicialização , pois faça voçê mesmo o teste como eu fiz , em meu PC o Xubuntu 20.04.1 inicia com 430 a 470 mb , mas ao inicia o chrome ou firefox , gravador de tela ou até mesmo o LibreOffice eu vi que esse valor minimo vira passado , pois o consumo de 250mb é real mas se voçê apenas mover o mouse já foi , esse valor é alterado , e aqui pra noś , ninguem vai ligar um PC e não realizar nenhuma atividade né.

Entendo, mas pelo menos consegui diminuir pelo menos um pouco o consumo mesmo ate mesmo abrindo o firefox que subia pra 1g foi pra 800 mb, se conseguir diminuir o minimo possivel pra apps ja ta bom pra mim

sudo sed -i "s/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g" /etc/xdg/autostart/*.desktop

sudo apt milagre na ram && sudo apt mito

esse comando é para mostrar os serviços que iniciam com o linux e ele fica em oculto , mas cuidado para não desativar serviços ecssenciais do sistema e acabar quebrando o mesmo.

To seguindo o video do dio que foi recomendado