LoongArch é a mais nova CPU oficial pelo Debian

Após dois anos da adição do LoongArch 64-bit, ou “Loong64”, ao Debian Ports, ele tornou-se oficialmente a mais nova arquitetura de computador suportada pelo Debian Linux e será parte do próximo lançamento do Debian 14, “Forky”.

O LoongArch64 é uma arquitetura de processador desenvolvida pela empresa chinesa Loongson, como alternativa ao MIPS e o RISC-V, fornecendo uma solução opens ource mais eficiente para o mercado de chips e computadores.

A Loongson é conhecida por fabricar processadores, principalmente para o mercado chinês, e pretende expandir sua presença e influência no mundo da computação, especialmente em áreas como servidores e dispositivos de computação mais especializados.

Uma das principais vantagens do LoongArch é ser aberto e flexível, o que é vantajoso para desenvolvedores e empresas que querem personalizar a arquitetura para suas necessidades, sem depender de soluções fechadas ou controladas por grandes empresas.

image

Para torná-lo parte do Debian, necessitou-se construir manualmente 112 pacotes com a ajuda dos existentes no Debian Ports, para configurar o ambiente inicial de compilação, que já conseguiu compilar e enviar 300 pacotes novos em uma única rodada.

Espera-se que o processo de configuração inicial dure cerca de uma semana, dependendo de quantas instâncias adicionais de compilação serão adicionadas. Com isso, o Debian 14, com suporte oficial para LoongArch e outras novidades, deverá ser lançado em 2027.

3 curtidas

:rofl:

É o que se pode chamar de “tradução ilustrada”.

3 curtidas

foi apenas para dar um “clima” maoísta ao artigo. nada demais. :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

Suspeitei desde o princípio…

Só fiquei em dúvida se era A Loonga Marcha, – ou Loonga vida ao presidente Mao.

Loong é de dragão: 龙, ou lóng in pinyin. Longa marcha referindo-se à campanha liderada por Mao é 长征 (cháng zhēng). Eu sei também que esse nome 长征 (cháng zhēng) é usado pelos foguetes lançadores de satélites chineses.

Se nao for algum dia riscV para novatos, terei loongson se posivel como meu proximo hardware

1 curtida