Lomiri (ex Unity8) pode tornar-se popular (novamente)?

É fato que a criação do desktop enviroment Unity para o Ubuntu foi um divisor de águas, tanto para atrair novos usuários, como para afastar aqueles mais resistentes a mudança e preferiam o Gnome (que também estava passando por uma reformulação visual, levando muitos a adotarem o Mate).

Quando a Canonical resolveu abandonar o Unity, retornando as origens com o Gnome, o choro foi geral, pois o muitos se acostumaram com esse desktop, sendo que para muitos que vieram do Windows, essa era a cara que as distros Linux deveriam ter (não estou dizendo que concordo).

Junho de 2020 eis que é lançado o remix (por favor, não chamem de ReFiSeFuQui – ainda) do Ubuntu 20.04 com o Unity. @Dio e alguns outros fizeram review (preferi não fazer em meu canal, pois estava ocupado com outras questões), rolaram diversos comentários na ocasião, mas não demorou muito para o assunto ser esquecido.

Recentemente saiu uma ISO baseada no Ubuntu 20.10, mas pessoalmente não percebi ninguém comentando sobre o assunto, principalmente se foram corrigidos os problemas da primeira versão.

Mas e vocês, o que acham, será que esse remix pode ganhar popularidade?

Para quem quiser baixar a última ISO:

Acho que tem uma diferença desse para o outro @Daigo, aquele da review era o Unity 7, o Lomiri desktop é um fork do Unity 8, talvez sejam distros diferentes. Ao que parecia o pessoal do Remix queria manter o Unity 7 em desenvolvimento.

Essa informação não cheguei a reparar na ocasião.

Não sei se to falando uma mega besteira, mas me corrijam se estiver: Não vejo muita diferença do Unity pro Gnome usado no Ubuntu atualmente (copiando o workflow do Unity). Pra mim ambos tem características bem parecidas que podem atender a quem veio do Unity. Repito, me corrijam se to falando besteira. Minha opinião é bem superficial já que usei bem pouco o Unity e o Gnome (não curto ambos).

Eu também não gosto de nenhum dos 2, to mais é curioso quanto a opinião do pessoal sobre o assunto atualmente (2021 vejo muito poucos ainda querendo a volta do Unity/Lomiri).

Lembro muito bem quando o Ubuntu deixou de usar o Gnome 2 e mudou pro Unity em 2011. Foi um chororô danado de pessoal reclamando. Aí a Canonical em 2017 se não me engano que iria abandonar o projeto e voltar pro Gnome, e foi outro chororô! Não to criticando o chororô rs, até porque a galera se acostuma com o ambiente e é um baque quando há mudanças significativas. Vide Windows 7 para o 8, matando o menu iniciar clássico há decadas e querendo emplacar as tiles quadradonas, foi bem tenso.