Loja do Lubuntu muito lenta

Galera, essa semana eu peguei um netbook de 2011 beem fraquinho pra fazer manutenção, ele tem um Atom N550 e 2gb de ram, é um EEE Pc 1005PM.

Veio com um windows 7 home original, mas tava beeem lento e por ser windows 7, já não recebia mais atualizações, então fui instalar uma distro nele.

Testei o Mint e ficou bem melhor, mas ainda tava lento e pouco responsível
Testei o Xubuntu, ficou muito ruim, lento até para instalar
Testei o Lubuntu, caiu como uma luva nele

Pórem…

Todos os apps que vieram nele em snap ficam extremamente lentos, o Firefox quase não abria de tão lento, baixei o Brave e funcionou perfeitamente.

O problema é que a loja de apps tem esse mesmo problema, a loja do Lubuntu é a Discover, aparentemente ela também é um snap porque está extremamente lenta, não dá pra usar de tão lenta. Eu quero deixar ele o mais redondinho possível para o uso da pessoa, então tem algo que posso fazer pra melhorar a lentidão da loja ? ou só trocando a loja por outra ? (se for o caso, como eu posso fazer isso ?)

O ideal para essa máquina seria instalar programas via comandos no Terminal ou via Múon, que é o gestor de pacotes que vem com sistemas em LXQt e KDE Plasma.

Há outros sistemas que têm instaladores de programas bem menos sofisticados que a Discover ou a GNOME Store, mas que funcionam com algumas características das lojas, listando e dando informações básicas sobre programas: MX Linux, SparkyLinux e Linux Lite são três desses sistemas. Nenhum destes adota snaps, aliás.

Mas ai é que tá, como é uma user que só vai acessar a internet pra ver aula e ler pdf, o uso dela é bem limitado então, eu queria uma forma de trocar a Loja, não que eu ache que ela vai instalar algo, mas nunca se sabe né. Então terminal está fora de questão nesse ponto.

Eu pensei nesses, mas o Lubuntu funcionou tão bem, tá dentro do ecossistema da Canonical, me parece ser algo mais estável pra um user desse tipo, sabe ?

Pq vc não tenta outra distro com LXQt? Uma que não use snaps?

2 curtidas

O Lubuntu não é mais desenvolvido tendo-se em vista computadores antigos ou muito modestos. Esse papel cabe hoje ao Debian e às distros que se baseiam diretamente nele.

O SparkyLinux 6 tem versão em LXQt e uma loja de software própria, mas aceita a instalação da Discover.

O Q4OS tem uma mini-loja, que quebraria muito bem o galho, além da Discover.

3 curtidas

Realmente, eu vou dar uma olhada no Linux Lite e em outras distros, ele não se deu bem com o XFCE mas talvez tenha sido por causa do Mint, vou checar outras que tenham o LXQt, valeu galera :smiley:

1 curtida

Saindo da base Deb/untu, tem o Fedora e o Manjaro com LXQt. Não sei quanto ao Fedora, se usa a Discover (imagino que sim), mas o Manjaro usa Pamac, que é bem mais leve que Discover e Gnome (Snapstore nem se fala), mesmo esse não sendo a solução mais leve em termos de loja (mas pode-se tentar o Octopi, que segue a mesma lógica do Synaptic).

Contudo, a melhor solução pra DinoPC’s ainda é a base Debian. O Loc-Os pode ser uma boa tbm…

3 curtidas

Em máquina muito modesta vale até o LXDE de ambiente gráfico.

Há uma distro ótima para PCs antigos ou mais fracos que acabou de lançar uma nova edição: é a LXLE, e que se manteve com esse ambiente gráfico (bem organizado e trabalhado nessa distro, aliás).

2 curtidas

Eu até tinha pensado em fazer uma instalação do Arch, pra deixar mais otimizado, mas eu pensei justamente na estabilidade, pra um pc desse, rolling release é pedir problema.

1 curtida

E porque não somente Debian com LXDE. Nesse link você encontra-o tanto com LXQT quanto LXDE.

3 curtidas

Debian vem meio “cru”. Nosso colega vai ter mais trabalho em pós-instalação e configuração. LXLE, Q4OS e SparkyLinux trazem muita coisa já acertada, os sistemas já vêm prontos para uso logo depois da instalação. O Linux Lite é isso e mais. Chega a ser mais amigável que Linux Mint e Zorin OS.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.