Localizar e substituir em massa no Dolphin

Eu costumava usar bastante esse recurso no Nautilus. Trata-se de resolver o seguinte problema.

Arquivos cujos os nomes contém algo como x.xx gostaria de modificar para x,xx em massa.

Existe essa função no Dolphin? Eu não achei.

Convocando nosso residente em Plasma: @frc_kde

image

Chamando Dr. Hans Chucrute

2 curtidas

Dolphin/Renomeação em lote - KDE UserBase Wiki

Para uma opção não built-in o utilitário krename

Segue abaixo um tutorial mais detalhado de seu uso

2 curtidas

É o que eu tenho usado nos últimos anos:

Mas no KDE tudo é “modular”, portanto, quase tudo é “não-builtin” – a menos que a gente instale um openSUSE na opção-padrão “inchada”, que instala não apenas as dependências obrigatórias, como também todos os complementos sugeridos & imaginados.

Aí, já vem tudo builtin :grinning:

A integração do KRename é oferecida automaticamente na aba Context Menu das configurações do Dolphin:

Depois disso, a opção “Renomear com KRename” aparece na seção “Actions” do Menu de Contexto:

Mas acho mais cômodo colocar KRename como segunda opção para abrir “Directory”:

Desse modo, o KRename aparece logo no início do Menu de Contexto:

Aí, é só criar uma “fórmula” como essa – que renomeia minhas fotos do Xiaomi para o formato de nome que prefiro:

[$5;4]-[$9;2]-[$11;2]_[$14;2]-[$16;2]-[$18;2]_Xm

e o KRename sempre vai lembrar.

Pessoalmente, eu prefiro o pyRenamer, muito mais simples de usar – embora traga um monte de dependências, pois não faz parte do KDE.

Basta escolher a aba “Substitutions” e dizer qual caractere você quer trocar por outro:

Infelizmente, o pyRenamer foi “deprecado” pelo Debian e sumiu dos Buntus. – Da última vez que procurei por ele no AUR, disse que precisava do python2 (hoje deprecado também)-- Atualmente, tenho apenas no PCLinuxOS:

Também achei muito mais fácil montar as “fórmulas” no pyRenamer:

EDIT

Será que não vai trocar também o ponto que separa os sufixos dos tipos de arquivo… .jpg, .txt etc.?

Faça um teste numa pasta experimental.

1 curtida