Estou trocando o Windows pelo linux, gostaria de saber quanto os pacotes synaptic:
Se há como atribuir pacotes onde eu consiga transformar .pdf em .odt;
como instalar wine no LMDE4;
Aonde consigo um tutorial sobre o LMDE4 completo em português, assim aprenderei como proceder sem muitas linhas de comandos fato a o qual optei pelo linux mint;
Ajude-me
Não sei se entendi direito suas perguntas, confesso que fiquei meio confuso.
Se você quer evitar ao máximo usar o terminal (linha de comando) eu usaria o Linux Mint baseado no Ubuntu mesmo, e não o que você está pensando em usar o LMDE 4 (Linux Mint Debian Edition). Em relação a instalar programas como o Wine, converter arquivos etc. são informações de fácil acesso na internet e até no blog do dio: www.diolinux.com.br
Nunca usei o LMDE, mas sei que ele é um Linux Mint que é baseado no Debian enquanto as outras versões dessa mesma distribuição são baseadas no *ubuntu. Não sei o quão amigável ele é para iniciantes. Por que você escolheu justo essa versão no meio de tantas? Por que não outra versão do Linux Mint ou uma das flavors do *ubuntu?
Como você quer evitar a linha de comando a todo custo (não é um bicho de sete cabeças, mas vamos lá…), qualquer distribuição Linux amigável ao usuário (como *ubuntu, Linux Mint, Mageia, etc) será a mesma coisa, pois são o mesmo sistema operacional. O que diferencia mesmo no dia a dia é o ambiente gráfico (uma mesma distribuição oferece versões com diferentes ambientes gráficos); creio que o LMDE vem com o Cinnamon.
É perfeitamente possível instalar programas no Linux sem usar linha de comando. As distribuições até oferecem opções mais bonitinhas para você instalar programas, como uma loja de aplicativos, no caso do Ubuntu se chama Gnome Software se não estou enganado. Como uso o Kubuntu – que vem com o KDE Plasma –, essa flavor me oferece o Discover para me ajudar a instalar os programas.
Não é o LMDE que você tem que aprender a usar, é o sistema operacional Linux que você tem que aprender a usar. Não é um bicho de sete cabeças! É só você entender que Windows é Windows e Linux é Linux, saber as duas coisas abaixo já é 80% do que você precisa saber:
- Em vez de dividir o disco rígido em partições C: (onde se instalam os programas) e D: (para os seus arquivos pessoais), você divide em partição raiz
/
(onde se instalam os programas) e partição/home
(para os seus arquivos pessoais); hoje em dia, tanto no Windows quanto no Linux, há mais partições obrigatórias, mas vamos nos limitar a essas para sermos didáticos. E da mesma forma que você pode por arquivos do sistema e arquivos pessoais numa mesma partição, no Linux você também pode ter tudo numa mesma partição; coisa que não aconselho em ambos os sistemas operacionais. - Muitos programas que você provavelmente usa no Windows estarão disponíveis no Linux, como VLC e Firefox, mas para uma série de outros programas, você terá que usar programas diferentes. Tudo bem que você pode rodar programas do Windows no Linux através do Wine, mas pra 99% das coisas o Linux já oferece programas nativos à altura.
Sua pergunta está muito confusa. Você deveria refazê-la, mas vou tentar responder.
No Linux, tradicionalmente os programas são distribuídos em pacotes. Usarei o VLC como exemplo: para instalar o VLC, você precisa instalar os pacotes vlc
, vlc-bin
, vlc-plugin-base
, vlc-plugin-qt
, vlc-plugin-video-output
, libvlc-bin
e mains uns outros no seu sistema para que você tenha uma instalação funcional desse programa.
O Synaptic é um gerenciador de pacotes com interface gráfica que gerencia tudo isso pra você selecionando todos os pacotes necessários e instalando-os no seu sistema. A instalação via linha de comando (sudo apt install vlc
) organiza tudo isso pra você também. Como ele é mais detalhista, prefiro mil vezes usá-lo do que uma “loja de apicativos”.
Outra pergunta confusa, mas creio que você queira um programa que converta PDFs para o formato ODT, não é isso? É só você procurar por um programa que faça isso e instalá-lo no seu sistema.
Para converter (e visualizar, editar e fazer qualquer coisa com) livros digitais eu uso muito o Calibre, ele está nos repositórios. Estou usando o *ubuntu 18.04 e a versão disponível pra mim é a 3.21 (a mais nova é a 4.13 e provavelmente o *ubuntu 20.04 e o Linux Mint 20 virão com a versão 4.12), ela não converte PDFs diretamente para ODT, mas os converte para DOCX que depois podem ser abertos e convertidos para ODT através do LibreOffice. Talvez a versão 4.12 já converta direto para ODT, mas não a testei ainda pra confirmar, de qualquer forma esse é um problema pequeno e fácil de contornar como já expliquei .
Criei um tutorial de pós instalação do LinuxMint 19.3 (tudo pode ser feito no LMDE 4), que pode ser usado para apresentar o sistema para aqueles que tem curiosidade, dúvidas, receios, etc.
Muito Obrigado Daigo
Estou experimentando o Kubunto 18.04 LTS em outro computador eo KDE + ubuntu torna mais acessível no entanto em qual eu teria maior seguridade online? Há a possibilidade de tornar o LMDE4 com KDE?
É essencialmente a mesma coisa em qualquer distribuição Linux. Tome os cuidados mínimos que você estará OK.
Você pode instalar quantos ambientes gráficos você quiser no seu sistema operacional Linux. Para trocar basta deslogar do seu usuário, selecionar o ambiente gráfico desejado na tela de login e logar de novo.
Eu fazia muito disso quando comecei a suar Linux, mas hoje em dia só uso um ambiente gráfico só, o KDE Plasma. Quando realmente quero trocar de ambiente gráfico, eu pessoalmente prefiro formatar e instalar um novo sistema operacional com o ambiente gráfico desejado. Por exemplo, o Kubuntu e o Xubuntu são um *ubuntu com respectivamente o KDE Plasma e o XFCE, mas se estou usando o Xubuntu e quero usar o KDE, prefiro instalar o Kubuntu em vez de instalar o KDE na minha instalação do Xubuntu porque o Kubuntu já trará um ambiente KDE bem mais ajeitadinho.
Resolvido, Muito Obrigado