Olá amigos, recentemente tentei fazer dual boot com Linux e Windows. Escolhi o Linux Mint Debian Edition, inicio o sistema pelo pendrive bootável e clico em “Install Linux Mint” para começar a instalação, preencho as informações e inicio a instalação, ela dura por um certo tempo até travar em algum momento(Na maioria das vezes, travava na hora de instalar o GRUB) e ficava congelado até eu forçar o desligamento do sistema. Não faço ideia do que pode ser, vcs já enfrentaram esse problema?
Poste aqui informações sobre tua máquina, como PC ou Notebook, Fabricante, Modelo, CPU, HD ou SSD, Placa de Vídeo onboard ou offboard (qual a placa de vídeo)… São informações que, de certa forma, podem ajudar no suporte.
Ok, aqui estão
Fabricante: Acer
Modelo: Aspire ES 15
Placa mãe: Genérica da Acer, Stego_AP
Processador: Intel Celeron Quad Core N3450 1.10 Ghz
Placa De vídeo: Intel HD Graphics
Memória RAM: 4 GB DDR3 800 Mhz
500 GB HD n me lembro a marca, foi mal
Seu notebook Acer é um daqueles que tem a BIOS travada contra alterações da ordem de boot pelo sistema rodando.
Infelizmente todas as guias “fáceis” de executar envolvem basicamente retirar o boot do Windows e botar o do Linux com o mesmo nome de arquivo, o que é impossível com dual boot.
A solução real para um dual boot é entrar em um terminal da placa-mãe e adicionar manualmente o GRUB à lista de boots para selecionar.
Siim, ele não me deixa alterar a opção de UEFI e Legacy se não me engano, somente a de Secure Boot, então a única forma de realizar um dual boot seria da maneira que você falou?
Até onde eu sei sim. Talvez haja uma atualização de BIOS da Acer que resolva, mas é a terceira vez que eu esbarro com esse bug, então…
Eu entrei naquele segundo link que você disse mas não tinha nada sobre Acer
Vou dar uma olhada nessa possível atualização de BIOS que você disse, amigo
Nossa, eu desconhecia este caso até então, dá até um certo medo em comprar notebook.
Mas só pra eu entender… se ele quisesse apenas instalar alguma distribuição Linux, sem nenhum dual-boot, seria tranquilo?
Não precisa ter tanto medo. No geral, bastar uma pesquisa na internet. Fora que se a fabricante tiver um laptop com Linux pré-instalado, é sinal de que eles testaram o processo de instalação do Linux nas placas-mães deles e confirmaram que não tem bugs.
Até onde eu sei, sim, fora a parte que você deleta o boot do Windows e copia o GRUB em cima.
Perdão pelo vacilo, eu linkei para uma placa da Asus com um bug parecido.
De qualquer jeito, a única maneira de dualboot para um UEFI mal-programado assim é arrumando um jeito de entrar no shell UEFI da placa mãe.
de boa, cara. Vou dar uma olhada mas se não for possível, eu uso só o Linux mesmo, não vejo problemas