Livros físicos de programação

Bom, bom dia, boa tarde e boa noite, galera, seguinte, bom sou “re-novo” por assim, pois eu já tinha criado uma conta aqui uma vez e tinha apagado em outro dia, mas bom, seguinte, estou voltando ao meu curso de Eng Elétrica de forma presencial no próximo, eu fazia computação//, mas resolvi mudar e pá, e nunca deixei de gostar de programação, mas sempre tive uma certa preguiça, mas devido a uns nuances que ocorrera, comecei a ler muito, ao ponto de perceber que tenho facilidade de entender muito mais o que está sendo dito nos livros do que estudar certos conteúdo por videos, então cheguei a conclusão que se de fato voltar a programar, vai ser por livros físicos(Akita é outro que dá um soco com isso)!
Então, gostaria de saber de bons livros fisicos (pode ser até em sebo, quanto mais o papel estiver amarelado, melhor para minha visão que é um porre, rsrsrsrs)

(E Dio, dá um abraço no Akita, porque vcs dois me fazem mais ainda querer ingressar na área de tecnologia)

Abraço ai meu povo!

5 curtidas

Quais linguagens quer aprender?

2 curtidas

Bom, poderia começar pelo basico como assembly, retornar ao C++ e depois pro python

1 curtida

A linguagem assembly eu não conheço. No caso do c++, tem o livro “C++: Como Programar”, e tem também esse site: C++ Progressivo: Curso de C++ Completo, Online e Grátis. Ele é de graça.
Sobre Python, recomendo o livro “Curso intensivo de Python: uma introdução prática e baseada em projetos” do Eric Matthes, eu já li e gostei muito.

1 curtida

Bom, não conheço nenhum livro específico sobre assembly pessoalmente, mas vou indicar os livros que usei para aprender a programar:

Estrutura de dados usando C - Aaron M. Tenenbaum
C: Como programar - Paul Deitel

Mesmo sendo livros que abordam o C, são gerais o suficiente para aplicar em quase qualquer linguagem de programação, particularmente o de estrutura de dados.

Posso não conhecer nenhum livro sobre assembly, mas, se interessar o VHDL, posso recomendar:

Quick Start Guide to VHDL - Brock J. LaMeres

3 curtidas

Obrigado pelas recomendações!

1 curtida

Sim, é isso que meu professor na época antes de mudar de curso sempre falava, a base da programação é a mesma, eu só preciso redescobri essa base por assim dizer, valeu pela recomendações

1 curtida

Assim… Assembly é beeeeem baixo nível e C++ é enjoado por causa da sintáxe e alguns pontos como “ponteiros” e funções para alocar e liberar memória, coisas que linguagens mais modernas como o C# e o Java fazem de forma automática graças ao Garbage collector, se você não souber nem a lógica, como o @Natanael.755 diz, nem adianta. Se você estiver começando agora, recomendo JavaScript como linguagem e o livro Eloquent JavaScript e, para lógica, o livro Algoritmos e Estruturas de Dados

1 curtida

eu não recomendo livros físicos para estudar programação, eventualmente vc vai querer copiar um trecho de código ou editar um exemplo do livro a sua maneira, digitar tudo na mão é perca de tempo e fará seus estudos chatos.

Um mal necessário. No início a gente aprende os comandos básicos por “osmose” de tanto batucar código

1 curtida

atualmente não acho não, com livros digitais muito mais acessíveis

Me refiro a não ficar copy and paste a copiar na mão o código. Eu possuo apenas poucos livros físicos de programação, todos herdados de meu pai. Os novos que tenho são ebooks ou pdf…

1 curtida

Para ajudar nessa sua pergunta vou dividir minha resposta 3 partes

Opinião geral - parte 1

  • Existem projetos de código aberto que tem vários livros para ler online, o q a gente chama nesse caso de ebook - Free Ebook Foundation · GitHub - a ideia dessa organização é reunir livros em pdf para que todos possam ler e também se informar sobre as coisas sobre a programação.
  • Aqui você terá acesso a ebooks sobre programação, boa parte desses ebooks você consegue encontrar em qualquer sebo

Opinião pessoal - parte 2

  • Pessoalmente, acredito que antes de codificar seria bom pegar coisas básicas de algoritmo, eu gosto bastante do livro C Completo e Total - aqui está o link do ebook completo - espero não infringir nenhum direito autoral: https://www.inf.ufpr.br/lesoliveira/download/c-completo-total.pdf - esse livro geralmente é ensinado em várias faculdades/universidades etc de programação - falei que “acredito que antes de codificar seria bom pegar coisas básicas de algoritmo”. Se quiser começar começa com C com o livro C Completo e Total

Visão geral da opinião pessoal - parte 3

  1. C foi minha primeira linguagem de programação, depois conheci outras linguagens de programação como Java/Python/Ruby/Rust/C# etc
  2. Eu indico por experiência começar com C/Python ou Javascript.
  3. Aqui está o motivo de começar C/Python ou Javascript:
    • Javascript está presente em praticamente qualquer navegador web conhecido como chrome/chromium/firefox etc - então boa parte do que vc precisa para programar vc consegue saber/programar no próprio browser
    • Python praticamente vc instala e pode usar um editor de texto como sublime text - não tem muitas configurações de uso e a linguagem é acessível.
    • Já a linguagem C é bastante fácil de entender, é bem minimalista. IDE DevC++ é um bom começo para vc programar em C. Por esse motivo, dá uma boa base teoria de como fazer programas na linguagem C, "tudo é feito em C: boa parte dos sistemas operacionais, protocolos de rede etc "
    • Eu sei que muitos aqui gostam de alguma linguagem de programação - acredito que antes de tudo linguagens como C/Python/JS são linguagens “mais acessíveis” e essas são minhas indicações.
2 curtidas

@Juninho_jr

Resumindo:
  1. Se quiser começar com um livro físico começa com o livro C Completo e Total.
  2. Depois caso haja outros interesses em conhecer outras linguagens de programação acompanhe o projeto open source Free Ebook Foundation · GitHub - lá você vai encontrar vários livros de programação que apesar de serem virtuais, boa parte desses livros vc encontra fisicamente. Talvez no futuro quem sabe e caso haja seu interesse possa contribuir com o projeto.
  3. Indico antes de vc programar, conhecer uma linguagem específica. Nesse caso indico C. Boa parte do que vc encontra na linguagem C está na internet assim como Python/Javascript.
  4. Espero ajudar de alguma forma
2 curtidas

Eu te aconselho a não começar com livros, digo por experiência própria. Livros são bons para seguir se aprofundando, mas para começar do zero e ter um domínio básico rápido, você vai aprender em menos tempo e sem prejuizos com fontes de aprendizado que focam em prática e interação ao redor dos conceitos que estão sendo ensinados.

Dê uma olhada em plataformas como Alura Udemy e afins.

Minha dica é, escute seu professor, a linguagem é um detalhe, o importante é a base. Comece com um curso em lógica de programação, para re-ver todas as coisas básicas, como loops, recursão, condicionais, funções, listas, matrizes, endereços, estruturas simples de dados, etc. Mais para frente você pode ir para assuntos, em ordem:

  • Estruturas de Dados
  • Algoritmos de Busca e Ordenação
  • Paradigmas de Programação
  • Computação Paralela

Eu, pessoalmente, acho que C é a melhor escolha exatamente pelo motivo que seu professor apontou, porque é a base que importa, e C ajuda a formar uma base mais sólida. Geralmente é a mais indicada porque tem coisas importantes como ponteiros é fortemente tipada tem tipos e estruturas primitivas, e para por ai. É uma linguagem procedural sem extras o que ajuda a te manter nos trilhos até entender os pormenores do que está acontecendo de fato na RAM e na CPU. É o que eu acho aconselhável, entender isso antes de ir para outros paradigmas e assuntos, se o objetivo é “fazer o bolo bem feito”.

Esses tópicos alí em cima são o “core” do assunto, tem outras coisas que vão se “acoplando” ao redor disso como gestão de projetos, QA, CI/CD, patterns, arquiteturas, IA, complexidade de algoritmos, teoria da computação, bancos de dados relacionais e não-relacionais, etc.

Também existem coisas que precedem tudo isso, que consistem em entender o princípio do que faz um computador de fato, não necessariamente você precisa saber programar bem em assembly, mas conhecer o básico de circuitos digitais, operações com números binárias, e como a CPU trabalha com instruções de máquina, são conhecimentos importantes para coisas complexas como eficiência, performance, concorrência e paralelismo, manipulação fina de dados e estruturas de dados, etc.

2 curtidas

depende da forma como a pessoa aprende, eu mesmo não me dou bem com cursos em vídeo e aprendo muito mais com livros. Depende de cada um mesmo

Por isso é um conselho, eu percebi que um bom curso me passa os conceitos básicos em digamos, 3 a 6 dias, que estão pulverizados em um livro de 300 a 600 páginas, depois eu me aprofundo no assunto usando o livro.

Alguns assuntos como arquiteturas e patterns realmente demandam muita prática para saber usar nos infinitos casos industria a fora, coisas que não cabem em livros. E assim vai.

Existe muita coisa na computação que, por sua natureza ágil, não chegam a tempo em livros, como últimos detalhes da maioria das bibliotecas e frameworks por ai. Um exemplo é angularfire.

Em outros casos, isso vale para tecnologias, é o caso de systemd, existe uma documentação, mas com praticamente zero exemplos aplicados, exercícios, etc. Em alguns casos nem curso nem livro, como é o caso de coisas como BTRFS, ai a documentação, tutoriais e howtos e a prática são o que tem.

Talvez um conselho melhor para o OP seja um dos melhores conselhos do Akita não terceirize suas decisões de estudo. Neste caso eu digo para o OP usar todas as formas de ensino a disposição, descobrir com quais se sai melhor e aproveitá-las, mas saber que todas tem o seu valor.

2 curtidas

Na verdade, isso vai de pessoa pra pessoa, porque eu já tentei estudar online isso e não funciona, a leitura é de extrema importância pro meu aprendizado, os videos online tá mais pra um complemento do que vejo nos livros, porque tomei um gosto tão grande pela leitura, que meu cérebro meio que a minha forma de estudar é por livros!

Valeu pela recomendação!

Eu costumo dizer que o Akita sempre tem razão hahahaha, de fato, não terceirizar a sua maneira de estudar é o começo, eu já tentei uns cursos onlines, eu tenho dois probleminhas, astigmatismo e problema com esses este professores onlines que enrolam no jogo, eu já aprendi o básico da programação, só quero poder voltar a aprofundar e voltar a estudar da maneira que eu acho que pode finalmente dá significativo resultado, que é lendo e aplicando!

1 curtida