Boa tarde.
Estou fazendo a liveUSB do Pop!_OS pelo Rufus, mas dá a mensagem anexa. E o sistema não reconhece a LiveUSB depois de feita, ou seja não da o boot pelo pendrive. Como estão fazendo a live do Pop!OS?
O Rufus realmente tem um problema com algumas distros Linux, não é raro ver aqui no fórum algum colega relatando problemas de não ter conseguido instalar a distribuição X ou Y por causa da ferramenta ter fleshado mal. A sugestão que dou é usar o balena Ecther ou o YUMI (exFAT) para o Pop!_OS
O Balena , embora não apareça a mensagem, ocorre tudo ok, mas ainda sim o pendrive não fica reconhecido no boot, aliás, nem o windows reconhece o pendrive depois de termimado o processo de criação do liveUSB.
Fiz pelo YUMI. Verei se funciona, mas tarde.
Use o Ventoy
Verdade não tinha lembrado dele. Valeu.
- O Rufus tem a lenda de não dar muito bem com distro Linux
- Bios e UEFI. Se criar um pen drive em bios ele não vai dar boot em UEFI.
O ventoy, salve o engano, não funciona para ISO’s do Pop!_OS. A não ser se corrigiram essa peculiaridade nas últimas versões
Funciona normalmente se a ISO estiver ok
Consegui instalar , só que ocorre o seguinte o GRUB não funciona . Se eu quiser utilizar ele ou o outra dstro em dualboot, tem que ir na bios e selecionar o sistema.Como são 2 ssds diferentes ainda dá pra fazer isso, mas se fosse um unico disco acho que daria problema.
Nunca usei o Pop OS, mas até onde sei em instalações UEFI ele não utiliza o GRUB, mas sim o Systemd-boot, o que faz com que entradas de um bootloader não sejam adicionadas no outro e vice-versa. Mas como se trata de UEFI, mesmo se você tivesse apenas um armazenamento, cada bootloader ainda teria sua entrada específica na seleção de boot, então não teria problema.
Outra coisa que passou a acontecer é que não estou tendo acesso a BIOS (meu note é um ACER ASPIRE 5 A514-54-54LT INTEL CORE I5 11A GEN 8GB 256GB SSD 14)., que tem como pardão apertar a tecla F2. Sí acesso o menu das distros instaladas pela tecla F12.