LiveUSB do Pop!_OS

Boa tarde.
Estou fazendo a liveUSB do Pop!_OS pelo Rufus, mas dá a mensagem anexa. E o sistema não reconhece a LiveUSB depois de feita, ou seja não da o boot pelo pendrive. Como estão fazendo a live do Pop!OS?

O Rufus realmente tem um problema com algumas distros Linux, não é raro ver aqui no fórum algum colega relatando problemas de não ter conseguido instalar a distribuição X ou Y por causa da ferramenta ter fleshado mal. A sugestão que dou é usar o balena Ecther ou o YUMI (exFAT) para o Pop!_OS

O Balena , embora não apareça a mensagem, ocorre tudo ok, mas ainda sim o pendrive não fica reconhecido no boot, aliás, nem o windows reconhece o pendrive depois de termimado o processo de criação do liveUSB.

Fiz pelo YUMI. Verei se funciona, mas tarde.

Use o Ventoy

1 curtida

Verdade não tinha lembrado dele. Valeu.

1 curtida
  1. O Rufus tem a lenda de não dar muito bem com distro Linux
  2. Bios e UEFI. Se criar um pen drive em bios ele não vai dar boot em UEFI.
1 curtida

O ventoy, salve o engano, não funciona para ISO’s do Pop!_OS. A não ser se corrigiram essa peculiaridade nas últimas versões

Funciona normalmente se a ISO estiver ok

1 curtida

Consegui instalar , só que ocorre o seguinte o GRUB não funciona . Se eu quiser utilizar ele ou o outra dstro em dualboot, tem que ir na bios e selecionar o sistema.Como são 2 ssds diferentes ainda dá pra fazer isso, mas se fosse um unico disco acho que daria problema.

Nunca usei o Pop OS, mas até onde sei em instalações UEFI ele não utiliza o GRUB, mas sim o Systemd-boot, o que faz com que entradas de um bootloader não sejam adicionadas no outro e vice-versa. Mas como se trata de UEFI, mesmo se você tivesse apenas um armazenamento, cada bootloader ainda teria sua entrada específica na seleção de boot, então não teria problema.

1 curtida

Outra coisa que passou a acontecer é que não estou tendo acesso a BIOS (meu note é um ACER ASPIRE 5 A514-54-54LT INTEL CORE I5 11A GEN 8GB 256GB SSD 14)., que tem como pardão apertar a tecla F2. Sí acesso o menu das distros instaladas pela tecla F12.