Live USB faz Boot mas não inicia

Boa noite pessoal.

Estou com um problema exatamente como o descrito nesse post: Pendrive bootavel com ubuntu 20.04 não inicializa

Inclusive a solução encontrada pelo usuário também “resolveria” meu problema.

Porém eu já utilizei o Ubuntu 16.04, 18.04, 19.04, 19.10 em dual boot com o Windows 10 em modo UEFI sem problema algum no passado. Dias atrás fiz uma atualização no Ubuntu 19.10, essas atualizações automáticas que aparecem sabe? E após reiniciar meu PC o Ubuntu não inicializava mais após a seleção do mesmo na grub.

Já formatei todo o HD, já instalei o Windows pra tentar instalar o Ubuntu depois, já tentei instalar o Ubuntu primeiro. Já tentei instalar com nomodeset, nomodeset=0, já tentei com e sem secure boot e não tem nada que faça o live usb dar passar da tela do grub. O PC reconhece o pendrive, entra na grub para selecionar o Ubuntu (antigamente tinha “Try Ubuntu” agora é só Ubuntu) e depois que seleciono fica uma tela preta e não faz mais nada.

Alguém pode me ajudar por favor? não sei mais o que fazer.

Grato, Rafael.

Exatamente o que recomendaria, até porque já sabe que funciona.

Independe da forma utilizada para o boot visto que o que importa é a tabela de sua partição de destino, uma vez configurada em gpt não resultará em problema.

Fiz a instalação exatamente assim no meu micro, pois também ficava com tela preta. Não sei se é o seu caso, mas pode ser algo com a minha bios que não consigo desligar o modo legacy (mesmo atualizando não me permite modificar), acaba usando os dois modos durante o boot (micro dell).

Obrigado pela resposta, já estava ficando sem esperança de que alguém respondesse rs. Por mim não tem problema ser em legacy, eu acho estranho funcionar no passado e não funcionar mais sem motivo aparente. A minha dúvida agora é, se eu instalar o Ubuntu no modo legacy, não terei problema ao fazer dual boot com o Windows 10 por ele ser feito com UEFI?

Esse é o detalhe, você vai dar boot em modo legacy não instalar nesse modo.

O que a modo grosso diferencia um do outro?
Uma partição de boot e a tabela de partição (gpt ou bios). Você deixando uma partição de boot para uefi e a tabela de partição já estando em gpt, ao sair do modo live estará em uefi (foi assim que instalei o meu, visto que não inicia base Debian em uefi na minha máquina).

Só atente para o detalhe da partição de boot, não pode selecionar bios boot.

Hmm! acho que entendi. Vou tentar fazer aqui. Vlw pela ideia!

Beleza, qualquer dúvida durante a instalação pode perguntar.


@thespation eu entendi que faria o boot em modo legacy e escolheria uma partição efi pra que o Ubuntu funcionasse em modo UEFI, porém não vejo essa opção na lista. É isso mesmo?

Marca como ext4 e ve se aparece no ponto de montagem.