Live Cd/DVD Debian 11 não inicializa

Boa noite,

Estou tentando utilizar o Debian 11 através do Live Cd/DVD para poder dar uma verificada antes de prosseguir a instalação, porém o mesmo não inicializa o sistema em modo Live.

Na tela de seleção de boot, escolho Debian Live, e aí o PC entra em suspensão. Somente o menu de instalação direta funciona.

Testei com outras ISOs como Fedora 35 e Xubuntu 20.04, e consegui acessar normalmente as mesmas em modo Live. Inclusive testei em pendrives diferentes e com softwares diferentes como o Balena e o Ventoy. Só o Debian não inicializou.

Também testei as duas ISOs Live do Debia, a oficial e a non-free, e ocorreu o mesmo.

Alguém teve esse mesmo problema?

1 curtida

Live CD/DVD pode ser encontrada aqui
Dependendo de onde você baixar no site na maioria dos casos vem apenas o instalador.

1 curtida

Boa tarde @tiagoquintino

Obrigado pela resposta, mas foi nesse link que você citou que eu baixei as ISOs em questão.

Tentei novamente, para ver se haviam atualizado as imagens, mas sem sucesso. Vou tentar relatar esse erro com a imagem Live, pois não está funcionando para alguém da comunidade.

@KrekML Seja bem-vindo ao Fórum! :slight_smile:

Qual é o hardware do seu computador?

1 curtida

Olá @KrekML tudo bem contigo?

Poderia indicar qual exatamente é a imagem ISO que você baixou? Cole o link aqui por favor.

Uma foto de como o computador fica após selecionar opção também pode ajudar a entender o que está ocorrendo.

Outro ponto importante: sem saber seu hardware fica bastante complicado que a comunidade seja objetiva nas respostas, então use as indicações deste post para passar mais informações.

Por último, se você usa hardware “antigos” como AMD Phenom ou alguns modelos da linha FX existe um “bug” bastante conhecido relacionado ao IOMMU, que impede que alguns sistemas Linux inializem corretamente.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Boa tarde @KairanD , obrigado.

Eu testei o pendrive em outro computador e funcionou normalmente.

Acredito que seja configuração da bios do computador em que estava tentando. O hardware desse PC é:

Placa mãe Gigabyte H410M S2H V3
Intel Core i3 10105

Será isso mesmo? Teria uma sugestão?

Boa tarde @eddiecsilva , tudo bem, e com você!?

Essa é a imagem do erro que aparece antes do PC entrar em suspensão.

Testei a ISO em outro computador e funcionou. Será que pode ser configuração da bios do PC que estava tentando?

O hardware é:

Placa mãe Gigabyte H410M S2H V3
Intel Core i3 10105

Verifica 3 coisas na BIOS: o modo do disco precisa ser AHCI, Secure Boot precisa estar desligado, assim como o TPM

1 curtida

Bom dia @Rodrigo_Chile ,

Fiz como você sugeriu. Abaixo estão as imagens para você verificar:

AHCI:
AHCI

SECURE BOOT (Haviam dois locais que citavam essa configuração, então desabilitei os dois:

SEC2

TPM:

Mesmo configurando dessa maneira, não deu certo. Dessa vez tentei até com a ISO Live do Pop!_OS 20.04 mas também não deu certo.

Acha que pode ser algo relacionado a Kernel e meu processador? Esse é o erro emitido:

Ou será que devo atualizar a bios? Abaixo segue as configurações do PC:

Não saberia te dizer se é algo relacionado ao processador e ao kernel, acho que não - eu instalei Manjaro ano passado num notebook Samsung com um i3 de 10ª geração, parecido com esse (ainda no kernel 5.13) e funciona bem com a mesma instalação (agora no kernel 5.16)

Acho que te sugeriram, teste outras distros com kernel recente, como Fedora, Manjaro e a versão HWE do Mint (ah, o Linux Mint Debian Edition acabou de sair, é mais uma opção)

1 curtida

instalei ontem no meu HDD velho o poderoso Debian com kde plasma, vou manter a distro mãe, eu usei o netinstall unofficial já com os drivers necessários, foi de boa.

1 curtida

Que bom @Csantaniel que deu certo.

No meu caso ainda não foi dessa vez.

Pessoal, até agora o que consegui encontrar foi sobre desabilitar o ACPI na hora de dar boot pelo live cd…

http://ubuntuguide.net/turn-off-acpi-ubuntu-grub2

Fiz como está descrito nos links… Apertei ‘e’ para poder incluir ‘acpi=off’ mas também não deu certo.

Pelo visto, não dá pra usar o Debian ou Pop!_OS com a minha placa mãe.