Lit - Um conjunto de ferramentas para distros imutáveis

A equipe do Vanilla OS e do ProjectShards, duas distros Linux imutáveis, anunciaram hoje que estão se unindo em um projeto para desenvolver um kit de ferramentas que pode ser utilizado por qualquer distribuição que deseje ter as características necessárias para ser imutável, ou seja, para que o núcleo do sistema operacional permaneça inalterado, oferecendo mais confiança e estabilidade.

O Projeto se chama Lit (aceso, em inglês), um acrônimo para Linux Immutability Tools. Ainda não temos muitas informações sobre como a ferramenta deverá funcionar, a página do GitHub deles ainda não explica muita coisa, mas esta é mais uma proposta interessante para acompanharmos.

You know what?

We have a new lit announcement to make! we have partnered up with @ProjectShards to create the Linux Immutability Tools!

Linux Immutability Tools will be developing tools that can be useful for all immutable Linux distributions.https://t.co/aa2FF9oeVb

— Vanilla OS (@VanillaOSLinux) May 12, 2023
3 curtidas

interessante. temos aí uma mudança de paradigma. será que os tempos do linux, mudando mais que pinto na muda, está acabando? eu usei o fedora imutável e não gostei. o ostree determina q s reinicie o NoBo a cada instalação de pacotes. não se pode substituir os arquivos de configuração de ferramentas, caso necessite alterá-los - ex: /etc/hosts. mas é um excelente opção para quem necessita de um sistema que não esteja facilmente disponível para isso.

1 curtida