Por algum motivo, toda vez que da uma atualização do sistema do Fedora, quando reinicia e vai pro menu do Grub, ele lista tanto a versão atualizada quanto as anteriores, na seguinte forma:
Fedora (6.19.10)
Fedora (6.19.8)
Fedora (6.14.6)
Fedora(Modo de segurança)
Windows boot efi
UEFI Firmware
Isso seria normal?
Adendos:
- estou em dual boot com Windows;
- tentei fazer a descrição do menu do Grub próxima a que eu tinha visto, pois eu não tirei a foto do menu antes de escrever esse tópico.
Sim, isso é normal no Fedora. Por padrão, o sistema mantém três versões anteriores do kernel, como medida de segurança. Caso o kernel mais recente apresentar algum problema, você pode iniciar com uma versão anterior que estava funcionando bem.
Se quiser, é possível remover os kernels antigos manualmente usando o gerenciador de pacotes (dnf remove kernel-old, apenas um exemplo), mas não é recomendável — justamente porque eles servem como plano B em caso de falha. O Fedora faz essa gestão automaticamente, então não há necessidade de se preocupar.
3 curtidas
O mais “comum”, seria:
Exemplo:
No primeiro item, o Kernel mais recente
No segundo item, os outros Kernels, mais antigos
(No meu exemplo, falta o Windows)
Essa opção – de “esconder” os Kernels antigos em um Submenu de “Opções avançadas” – pode ser ativada ou desativada no arquivo /etc/default/grub:
GRUB_DISABLE_SUBMENU=n
n = não desabilita – os Kernels são “escondidos” no submenu
y = desabilita a criação de submenus – e aparecem todos os Kernels no menu principal. – Deve ser o seu caso.
Para editar:
sudo nano /etc/default/grub
Depois, atualize o Grub, para que a nova configuração faça efeito:
sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
2 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.