LinuxToys muda de repositório e vai para o Codeberg

Repositório do LinuxToys no GitHub está sendo fechado. Seus dados irão para o Codeberg.

4 curtidas

Pessoal tem que aprender a separar as coisas.

se tiver que se afastar do “lado negro da força”, melhor sair do planeta terra.

Isso que o bill gates só tem 5% da Microsoft atualmente…

Há um outro motivador para a legítima atitude de protesto do criador do LinuxToys: a entrega pela Microsoft de chaves do BitLocker ao FBI.

Não dá para boicotar geral por conta dos podres de empresas, governos e indivíduos; mas cada um faz o que pode para protestar diante do que considera atitudes graves. Para mim, essa mudança do LinuxToys conta positivamente.

4 curtidas

cê acha mesmo que foi a primeira e será a última vez? se torvalds teve de botar russo pra correr do kernel, o github não é nada. e cê acha também que a codeberg está imune ao fornecimento de dados às autoridades, só por quê está na alemanha?

1 curtida

Até prova contrária, só uma dessas duas organizações fez isso.

E eu devo dizer aqui: não sou dos que acham que organizações civis devam desrespeitar investigações amparadas em decisão judicial.

2 curtidas

Brasileiro tem memória curta mesmo… Já esqueceram que a Apple um dia foi obrigada a desbloquear um Iphone, mesmo ela batendo o pé? E agora isso é uma coisa “normal” em qualquer país?

Aconteceu o mesmo, muita gente falando que não ia mais comprar Iphone e bla bla bla.

Se a justiça de qualquer país mandar? Acabou a sua “privacidade”.

2 curtidas

é vero.

quem imaginaria que o linus torvalds botaria russ0s pra fora do kernel por causa da gu&rr@ da ucr@nl@?

acho que o desenvolvedor do linuxtoys deveria arrumar uma forma de financiar seu trabalho. se depender de doação, tá frito. essa história de FBI chegou pra ficar.

1 curtida

O codeberg e uma otina soluca, sftware livre forever

1 curtida

Separar o quê?

Sem duvidas e uma grande vitoria para o movimento do software livre

1 curtida

Não está, mas sempre poderao contribuir com o kernel hird haiku reactOs hyperbsd entre outros, isto e, sem antes considerar bifurcar o kernel linux-libre ou o inchado com firmwares

Uk dos projetos que dizem ser robusto a seguir a linus torvalds e bsd parece ser o redoxOs

Tambem temos o openharmony da huawei e presumo que haverao mais kernels para construir o seu proprio projeto ou sostema por cima do cerne

2 curtidas

Como está sua experiência do dia a dia usando o Guix?

1 curtida

Nste momento nao estou a utilizar o guix por pena minha mas isso dve se a questoes trcbicas de design

Atualmente estou com o blendos, onarquivo yamlé o sufciente para mim e nao pretende igualar se a um nix ou guix da vida

Mas se tivesse tempo talvez aprendesse direitinho como usar o guix

Neste momento nao tenho condicoes para usar ja que achei o meio termo ideal

E o boendos tem uma versao onde a gentr deve especificar o kernel a usar, se eu quiser algum dia é só trocar o yaml já pronto com os pacotes necessarios do linux libre e fim

3 curtidas

Na minha opinião, é um pouco de maluquice. Às vezes a pessoa acha que vai “arrasar” criando uma polêmica, quando, na verdade, fica claro que só quer causar. Muitos bons projetos acabam justamente por causa da mente inquieta de seus mantenedores.

2 curtidas

Enquanto outros crescem por nao concordar com a sociedade

1 curtida

Não me parece o caso do psygreg, criador do LinuxToys,
Não mesmo.

1 curtida

Isso não muda nada para o usuário final. O Codeberg é novo e menos conhecido, mas é só um hospedador de código baseado no Git. Vários projetos mudaram para o GitLab também quando a microslop comprou o GitHub e não mudou nada. Se o projeto for bom, não importa onde colocar o código. Agora, ele vai perder um pouco de visibilidade, porque o GitHub tem um aspecto de rede social que divulga os projetos que estão ‘bombando’, assim como o YouTube nos manda recomendações baseadas no nosso interesse o que chamaria atenção de outros devs que poderiam ajudar no desenvolvimento, tirando isso acho valido o protesto ou preferência em escolher um ou outro hospedador de codigo.
O codigo do 7zip é hospedado no sourceforge até hoje e ninguem reclama😛.

1 curtida

Mas em contrapartida ajuda no compartilhamento de alternativas

Até o projeto guix da fsf mudou a sua base para o codeberg reafirmando mais uma vez os seus valores

Vamos ver o codeberg e o gitlab a serem mais chamativoa a cada mudança dessas

Esqueci me do forgejo que veio do gitea que veio do gogs

1 curtida

O GitHub tem infra de CI/CD gratuita, nenhum outro tem.

1 curtida