Repositório do LinuxToys no GitHub está sendo fechado. Seus dados irão para o Codeberg.
Pessoal tem que aprender a separar as coisas.
se tiver que se afastar do “lado negro da força”, melhor sair do planeta terra.
Isso que o bill gates só tem 5% da Microsoft atualmente…
Há um outro motivador para a legítima atitude de protesto do criador do LinuxToys: a entrega pela Microsoft de chaves do BitLocker ao FBI.
Não dá para boicotar geral por conta dos podres de empresas, governos e indivíduos; mas cada um faz o que pode para protestar diante do que considera atitudes graves. Para mim, essa mudança do LinuxToys conta positivamente.
cê acha mesmo que foi a primeira e será a última vez? se torvalds teve de botar russo pra correr do kernel, o github não é nada. e cê acha também que a codeberg está imune ao fornecimento de dados às autoridades, só por quê está na alemanha?
Até prova contrária, só uma dessas duas organizações fez isso.
E eu devo dizer aqui: não sou dos que acham que organizações civis devam desrespeitar investigações amparadas em decisão judicial.
Brasileiro tem memória curta mesmo… Já esqueceram que a Apple um dia foi obrigada a desbloquear um Iphone, mesmo ela batendo o pé? E agora isso é uma coisa “normal” em qualquer país?
Aconteceu o mesmo, muita gente falando que não ia mais comprar Iphone e bla bla bla.
Se a justiça de qualquer país mandar? Acabou a sua “privacidade”.
é vero.
quem imaginaria que o linus torvalds botaria russ0s pra fora do kernel por causa da gu&rr@ da ucr@nl@?
acho que o desenvolvedor do linuxtoys deveria arrumar uma forma de financiar seu trabalho. se depender de doação, tá frito. essa história de FBI chegou pra ficar.
O codeberg e uma otina soluca, sftware livre forever
Separar o quê?
Sem duvidas e uma grande vitoria para o movimento do software livre
Não está, mas sempre poderao contribuir com o kernel hird haiku reactOs hyperbsd entre outros, isto e, sem antes considerar bifurcar o kernel linux-libre ou o inchado com firmwares
Uk dos projetos que dizem ser robusto a seguir a linus torvalds e bsd parece ser o redoxOs
Tambem temos o openharmony da huawei e presumo que haverao mais kernels para construir o seu proprio projeto ou sostema por cima do cerne
Como está sua experiência do dia a dia usando o Guix?
Nste momento nao estou a utilizar o guix por pena minha mas isso dve se a questoes trcbicas de design
Atualmente estou com o blendos, onarquivo yamlé o sufciente para mim e nao pretende igualar se a um nix ou guix da vida
Mas se tivesse tempo talvez aprendesse direitinho como usar o guix
Neste momento nao tenho condicoes para usar ja que achei o meio termo ideal
E o boendos tem uma versao onde a gentr deve especificar o kernel a usar, se eu quiser algum dia é só trocar o yaml já pronto com os pacotes necessarios do linux libre e fim
Na minha opinião, é um pouco de maluquice. Às vezes a pessoa acha que vai “arrasar” criando uma polêmica, quando, na verdade, fica claro que só quer causar. Muitos bons projetos acabam justamente por causa da mente inquieta de seus mantenedores.
Enquanto outros crescem por nao concordar com a sociedade
Não me parece o caso do psygreg, criador do LinuxToys,
Não mesmo.
Isso não muda nada para o usuário final. O Codeberg é novo e menos conhecido, mas é só um hospedador de código baseado no Git. Vários projetos mudaram para o GitLab também quando a microslop comprou o GitHub e não mudou nada. Se o projeto for bom, não importa onde colocar o código. Agora, ele vai perder um pouco de visibilidade, porque o GitHub tem um aspecto de rede social que divulga os projetos que estão ‘bombando’, assim como o YouTube nos manda recomendações baseadas no nosso interesse o que chamaria atenção de outros devs que poderiam ajudar no desenvolvimento, tirando isso acho valido o protesto ou preferência em escolher um ou outro hospedador de codigo.
O codigo do 7zip é hospedado no sourceforge até hoje e ninguem reclama😛.
Mas em contrapartida ajuda no compartilhamento de alternativas
Até o projeto guix da fsf mudou a sua base para o codeberg reafirmando mais uma vez os seus valores
Vamos ver o codeberg e o gitlab a serem mais chamativoa a cada mudança dessas
Esqueci me do forgejo que veio do gitea que veio do gogs
O GitHub tem infra de CI/CD gratuita, nenhum outro tem.