Linux trava após uma sequência de ações

Eu tenho dual boot de Windows 11 com Pop!_OS 21.04 e depois de uns dias testando alguns programas percebi algo estranho. Toda vez que rodo um jogo no Linux, jogo um tempo e depois fecho para fazer outra atividade (como abrir o Telegram por exemplo) o sistema simplesmente congela. Tem momentos que toda a interface gráfica travou e só consegui reiniciar com os comandos do Kernel (Alt + PrtSc + B), mas também ocorreu uma vez de nem isso funcionar e eu ter que desligar “na marra” mesmo pelo botão power.
Por um momento eu pensei que pudesse ser problema com o Telegram em Flatpak porquê a maioria das vezes aconteceu quando abri ele, mas não tenho certeza. Alguém tem ideia do que possa ser e como resolver?
Ambos os sistemas estão instalados num SSD (só o /home que coloquei num HD pra Dados), eu não rodo o jogo pela Steam - baixei ele por fora e executo um arquivo .sh pelo terminal.

SSD… por acaso vc desativou o swap pelo fato de usar um SSD?

não, mesmo tendo eu ainda fiz uma partição de mais ou menos 4gb pra SWAP

Eu já tive esse comportamento com o cliente do Telegram. Havia momentos em que sem motivo aparente o consumo de RAM dele subia para valores ridiculamente altos, causando situações como a que você está passando (Infelizmente, lidar com situações de RAM apertada não é um dos fortes do Linux).

Nas vezes que meu sistema conseguia se recuperar sozinho, os registros do dmesg indicavam que o sistema operacional havia interrompido o Telegram por causa do consumo excessivo de memória.

As soluções mais diretas (que não envolvem esperar a equipe do Telegram investigar e corrigir o bug) é instalar algum serviço que ajude a interromper programas mal-comportados assim antes que eles causem estragos, como o earlyoom, ou o bustd. Esse último parece ser uma recomendação dos devs do Pop, inclusive.

3 curtidas

Obrigado! Vou testar isso e, talvez, ficar pelo Telegram Web até resolvam isso.

Além do earlyoom, o Ananicy ajuda a gerenciar o uso de RAM, ao melhorar o uso do processador pelo kernel. E criar um arquivo de config da Swappiness, ajustando-a a ela e o cache pressure é outra boa medida, ao otimizar a swap, diminuindo seu uso.

Esse é como configurei meu swappiness.conf, funciona bastante bem:

image

ATENÇÃO: Tá com um erro no arquivo, COLOQUE Swappiness com dois “Pês”

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.