Linux tira garantia do notebook?

Recentemente meu pai comprou um notebook pra ele e eu gostaria de fazer um dual boot na maquina para ele ir aprendendo a usar linux jaq a licença do Windows 10 acaba em 2025 e o linux daria uma loga vida util ao notebook dele q é meio fraquinho, mas toda vez q sito pra ele sobre essa minha ideia ele fala q fazer isso vai tirar a garantia do pc.
Como faço pra descobrir se isso vai realmente afetar a garantia?
e se n afetar como eu provo para ele q a garantia n vai ser afetada?

desde de ja agradeço
=)

1 curtida

Olá @dc_0674 tudo bem contigo?

A melhor forma de você ter 100% de certeza é entrar em contato com o suporte do aparelho e pedir uma confirmação formal. Geralmente o que “se perde” ao retirar o sistema operacional que vem de fábrica é o suporte técnico e não a garantia dos componentes.

Mas, sugiro que confirme com a empresa antes de tomar qualquer outra iniciativa.

Agora, sobre apresentar Linux para o seu pai, você pode usar um livre pendrive. Assim ele pode testar sempre que tiver interesse e você vence essa barreira da garantia.

:vulcan_salute:

4 curtidas

okok kskkskska, vlw mas como eu faço para falar como suporte?

Reitero a afirmação do @eddiecsilva: fale com o fabricante.

Por XP minha: comprei um notebook da Philco (nunca + repito isso) e quando precisei enviar para a assistência, disseram: tem q estar com Linux instalado!
Pergunto: a distro Linux original q veio nele, ou uma qualquer?

Como estava em dual boot, na assistência, entravam direto no XPirata.

1 curtida

como eu faço pra falar com o fabrincante?

O jeito mais simples é consultar o manual do produto ou o site do fabricante. Se comprou em uma loja de varejo, fale com eles primeiro porque em algumas situações o varejista é que cobre alguns problemas.

:vulcan_salute:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.