Linux tem problema de superaquecimento?

Pessoal já tem alguns dias que estou pesquisando bastante para migrar para o linux e acabei encontrando bastante relatos de superaquecimento nas distro linux em relação ao Windows. Geralmente uma diferença na média de 15 a 20 graus celsius. Queria saber se essa é a realidade…

No Windows meu processador (amd phenom II x 4 965) já trabalha praticamente no limite de temperatura, justamente porque a temperatura max dele é bem baixa (62°).

Alguém sabe se o linux exige mais do hardware a ponto de deixá-lo mais quente que em um ambiente windows?

Desde já agradeço a colaboração dessa comunidade, em pouco tempo aqui já pude perceber que são bastante solícitos.

Tá usando qual programa para mensurar a temperatura? Recomendo que veja via terminal com o lm_sensors: sudo apt install lm_sensors && clear && watch sensors

Tá de sacanagem KKKKKKKKKKKKKKKKKK Windows tem uma penca de serviço out of the box. Distribuições Linux são bem mais econômicas quanto a demanda de hardware.

O que você pode fazer é limpar o pc e trocar a pasta térmica. Sempre bom dar uma renovada :+1:

1 curtida

na prática, só tem um jeito de saber!

Boa tarde! Linux é um kernel e existem várias versões e compatibilidades. A questão do aquecimento dependente do seu computador e se ele tem algum problema de hardware ou incompatibilidade com uma determinada versão do Linux. Ou seja, o normal é funcional sem problemas de aquecimento a não ser pelo que citei acima. No mais, basta fazer um teste.

Você tem que escolher um Gerenciador de Energia e configurar de acordo com seu gosto.
Se configurar para uso econômico de bateria ou baixa performance, ele não esquenta. Se configurar para alta performance, vai rodar em alta performance e pode esquentar.

Primeiro teste com o sistema instalado, ai vc vai ter a resposta usando ou Psensor ou o lm_sensors(terminal)
Dependendo da interação o Linux pode sobreaquecer com mais facilidade por causa do software de hardware(pq e generico demais então a otimização e nula) dependendo da sua configuração
Mas como e um Phemon bem capaz de ja ficar no limite dependendo das tarefas… Na real não tem muito a ver com automação(ou quantia de processos)

Fala galera, voltei aqui para dar meu parecer final…

Instalei o Zorin OS 16 (estou gostando bastante)

Em relação a temperatura monitorando pelo psensor, A Cpu está 37 °C e a GPU 33 ºC oque é bastante satisfatório…
Ainda não testei em jogos. Quando testar atualizo o post.

Obrigado a todos!!!

@thespation fecha por favor o tópico?

1 curtida