Linux Server. (Modo gráfico x Texto)

Eu to fuçando o ubuntu Server, depois ver outros, tentando aprender a mexer no samba e tau. eu vi que o sistema instala o básico em modo texto e depois vc tem que instalar o modo gráfico. eu tenho na cabeça que os servidores em gerais são usados em texto, minha experiencia com o Windows eu sembe os vi funcionando em clientes que atuei em ambientes gráficos para windows Server em bora você possa usar apenas no power shell, eu só consigo imaginar algo assim no windows server para servidor Hyper-V e você gerenciando em alguma outra estação.

Qual é o modo de preferencia do mercado na utilização de servidores Linux, existe algum preconceito em relação aos profissionais sobre os servidores gerenciados em modo gráfico?

1 curtida

O modo preferido na indústria é modo texto mesmo. Tem algumas ferramentas como o tmux que facilitam essa administração. Quando é necessário algo mais gráfico, é bem comum utilizar intrrfaces web como o CockPit.

4 curtidas

Quando se fala em servidor é sempre em modo texto. Por vários motivos, dentre eles: instalar um ambiente gráfico ajuda a aumentar as vulnerabilidades, logo, quanto menos camadas melhor, pois são menos coisas para gerenciar e, consequentemente, menos vulnerabilidades.

É interessante que o servidor seja leve e, principalmente, estável. Logo, nada melhor que o modo texto. E você não usa um servidor como desktop, obviamente, então quando tiver que acessá-lo é mais rápido e prático ir por CLI. Como disse o phgsout, quando se necessita de interface, as web quebram um galho. Claro, isso não é uma regra, você pode usar servidor com interface gráfica, mas é raro de se ver.

3 curtidas