Pessoal, sabem me dizer se o Ubuntu ou alguma distro se sai bem em notebooks com tela Touch Screen? Vi um video do Dio sobre esse tema e não é um video tão recente. Vou comprar um notebook com esse recurso para utilizar para desenhar. Como uma mesa digitalizadora mais moderna. Já pesquisei sobre e muita gente desenha utilizando tablets e notebooks com o recurso Touch Screen. O computador que vou comprar é um DELL 2 em 1.
Pesquise se o modelo é bem suportado antes (podemos te ajudar, mas você vai precisar, pelo menos, mandar um link do produto). O GNOME, por ser um ambiente convergente, combina bem com esse tipo de hardware (e você pode usar o Onboard ou treinar o CellWriter, se precisar de algum input de texto aqui ou ali).
Eu não sei uma tela assim é prática para desenhar, porque você não vai poder apoiar as mãos nela, creio eu.
O modelo é um Inspiron 7348, com um 1i5 de quinta geração. É um notebook usado, mas segundo o dono esta tudo funcionando. A bateria dura 6 horas. Como estou precisando de um notebook e também de uma mesa digitalizadora, resolvi obter as duas coisas em uma. É mais prático para eu utilizar na faculdade.
Também já vem com a caneta original da Dell.
Dá para apoiar a mão na tela. É só colocar algo por debaixo onde vamos apoiar. Um pedaço de papelão por exemplo. No papel mesmo eu faço isso para não manchar a folha.
Eu não achei muita coisa sobre suporte no Linux. As informações de problemas foram poucas e meio antigas (da época do Ubuntu 14.04), então talvez funcione tudo automaticamente nas distribuições atuais.
Não existe muita informação mesmo. Eu dei uma pesquisada também. Na gringa achei videos de desenhistas desenhando no Dell, Lenovo, etc. Mas em português não achei nada.
Eu sei que no Windows funciona bem.
Como já disseram da uma pesquisada no modelo antes.
Eu acredito que deva funciona sim pois eu já usei o touch em alguns notebooks acho que uns 4 com o Ubuntu 18.04/20.04 e todos funcionaram muito bem, não vi nenhum problema mas tem que leva em consideração que somente testei por alguns minutos.