Como mostrado no vídeo temos um Debian instalado em notebooks de teste da Qualcomm com seu novo processador, e no mesmo vídeo lista alguns outros projetos como fedora que funcionaram com êxito em alguns firmwares disponíveis, será que veremos parcerias entre os projetos e algumas empresas nesse novo mercado de desktop ou será uma continuação a que temos hj do windows quase monopolizando a introdução de produtos no mercado.
Lembrando que não se sabe ainda em números como será , mas há uma certa ambição em algum momento pelo menos se igualar ao desempenho dos processadores encontrados nos Apple Silicon
Qualcomm com Ubuntu já oficializado.
Agora, resta saber se no caso vão ter produtos low end para uso básico, mas 100% funcional ou se irão focar em entusiasta e workstation portátil. Pq a questão do câmbio e taxas vão pesar muito.
Por outro lado será bom ter deskmobiles competitivos aos macs M só que com pinguim nativo.
Acho sensacional isso, afinal a Apple corre livre em computadores ARM, praticamente sozinha, porque o Windows ARM representa provavelmetne ZERO porcento das instalações do Windows atualmente kkk duvido que alguém compre uma máquina ARM pra instalar Windows ARM, além de perder compatibilidade com um monte de coisa a princípio…
Acho muito bom que a Apple tenha concorrencia, apesar dela não precisar se mexer quando o assunto é o OSX, isso vai fazer com que eles melhorem os sistemas, sem concorrência, nada acontece e acabam que nem a Microsoft só enchendo linguiça de um OS cansado com remendos de quase 30 anos de idade, e a Apple fica muito atrás não… o MacOS nunca foi refeito do zero de verdade, ainda usam a Base Darwin de décadas atrás, muita gente só conhece o FreeBSD por causa da Apple por exemplo kkk porque o Kernel do OSx é base BSD (se tivessem escolhido base Linux a história com Mac poderia ser bem diferente hoje)
Já existem máquinas como o Samsung Galaxy Book2 com ARM rodando windows on ARM e existe compatibilidade com x86, mas tbm a Samsung caprichou no desempenho por incrível que pareça
Mas tbm esses ARM fora da Apple são projetos recentes e nem vamos saber se realmente vão ir adiante
Tomara, mas e algo que vai acontecer se as fabricantes quiserem kkkkk
Se seguirmos o modelo atual de “comunidade faz” vai se tornar uma conquista lenta no desktop (atualmente com os x86 já são um exemplo)
Rapaz, eu quero ta vivo ainda pra ver um notebook ARM com Linux ser popular kkk mas sempre é bom concorrência, a entrada da Qualcomm no mercado de notebooks, (e possívelmente desktops num futuro) é benéfica por muitos motivos, afinal se não fosse pelo x86 ser consolidado, só existem vantagens em usar ARM se for parar pra ver, é a mesma coisa de CISC e RISC, hoje em dia os x86 são hibridos, mas processadores RISC por definição são melhores que CISC no geral, mas por muito tempo os x86 foram pelo caminho CISC, não é algo fácil de se mudar quando 99% das pessoas usam a arquitetura X em vez da Y mesmo a Y sendo melhor…
Eu não sou um cara ideológico e nem concordo com essas pautas tipo agenda 30, mas acredito que esse lance de uma plataforma com maior eficiência energética vai causar uma transição ao menos lenta , mas vai existir , hj vc pega um windows 11 e tá lá nas configurações, nosso sistema é feito pensado no uso eficiente de energia em auxílio só meio ambiente, e nesse ponto o arm é a bola da vez
Que é possível, é… só ver os Macs ai vendendo como água, e não adianta falar que é ruim, ninguém usa, etc etc… e esse vai ser o problema ao menos no desktop de início, servidores já tem muitos usando Linux em plataforma ARM tem tempo, tu nem da conta porque roda tudo do mesmo jeito praticamente.
Meses atrás quando esse processador foi anunciado, tinha visto que em alguns testes em que ele superava o M2, e agora até o M3
O curioso é que no estande de apresentação era ele rodando Windows, porém, os testes de Benchmark diziam que “foram realizados no Linux” (nas letras miúdas das notas de rodapé do estande)
Eu não tinha grandes expectativas com a arquitetura ARM no desktop até o anúncio desse “monstrinho”, e agora quero muito um notebook com ele
Na verdade não, acho que o wine se adaptado funcionaria no ARM sem ser emulador, tal como o Rosetta da apple não é um emulador. Basta o Wine “traduzir” os comandos para ARM, talvez um pouco mais complexo
E bem o Wine já funciona em ARM, junto com o box64 (esse sim um emulador), O projeto Winebox, ele funciona para Ubuntu Touch, não cheguei a ver muito sobre
Na pratica não, vai ser o mesmo jeito que um PC normal(obviamente sendo um software em ARM como as distros e o Windows on ARM), so o Travoid que gasta uma VM e que precisa de um software especifico pra rodar no equipamento
Na verdade não se houver um padrão no hardware como há hj , instruções que funcionam em retrocompatibilidade com o soket , por exemplo o windows 11 roda em processadores mais velhos que ele , e o Linux da mesma forma , e vaso seja lançado um processador novo , pq os sistemas rodam nele, uma iso antiga por exemplo, pq há um padrão de instruções na tradução de máquina