Linux: Qual o Kernel mais rápido para jogos? 4.18, 5.0 ou 5.1?

Fala pessoal, estou começando a fazer alguns vídeos de Benchmark de jogos para sabermos qual o melhor Kernel para jogos!!!

No primeiro vídeo iremos testar em qual Kernel o jogo F1 2018 foi melhor!!

Sistema Utilizado:
GPU: GeForce GTX 970
CPU: AMD FX™-8350 Eight-Core Processor
Memória: 16 GB RAM (15.98 GB RAM utilizável)
Resolução: 1920 x 1080, 60Hz
Sistema operacional: Linux Mint 19.1 Cinnamon

2 curtidas

Irei ver seu vídeo, mas antes de vê-lo digo, em AMD sempre atualizar o kernel pra última versão, em Nvidia mais importante é a versão do drive.

2 curtidas

Não sei mas tipo testa o kernel low latency, liquorix ou real time.

1 curtida

Sim de fato em placas de vídeo Nvidia (driver proprietário) o kernel não influencia tanto, digo até que ele funciona melhor em kernel não tão novos, mas a AMD e Intel por ter os drivers de código aberto a cada atualização do kernel tende a melhorar

1 curtida

Sim, o ganho em Nvidia é mais pelo drive mesmo… AMD que vc tem que obrigatoriamente utilizar sempre os kernel mais recentes. A série 5xx pelo que sei trouxe muito desempenho pra AMD, do 5.0 em diante tá ficando bom de vê.

1 curtida

Em um pc antigo aqui o kernel low latency deu bastante diferença, o sistema ficou muito mais reponsivo e alguns jogos (antigos) rodou com uma taxa de 5~15 FPS maior do que o kernel padrão

1 curtida

Pelo que sei o pessoal de edição usa e recomenda, dá um ganho e tanto. Em jogos não sei ao certo, especialmente quanto se utiliza múltipla tarefa; jogar, fazer streaming e editar… seria bom também testar jogos em tela cheia ou janela, Vulkan e OpenGL. Como a placa é Nvidia não vai rolar mas se fosse AMD já era pra testar o Wayland, mas pelo que sei o Mint não oferece no Cinnamon essa opção, confere?

1 curtida

Do quão antigo estamos falando? Tenho um amd a10 8gb + gtx760 e fiquei interessado em realizar o teste. Se souber também se é possível no ubuntu 19.04 me fala :stuck_out_tongue:

1 curtida

Certamente é algo incerto eu usei aqui como exemplo o computador que os meus irmão usam para jogar (geralmente emuladores ou jogos OpenSource que estava nos repositórios e instalei) e com o kernel 4.4 low-latency em uma placa de vídeo bem velhinha (Geforce 6200) e HD IDE (que estar sendo judiado com o BTRFS) e como eu disse antes e o sistema estar bem responsivo e o ganho de 5~15 FPS foi no GTA San Andreas que estar rodando pelo SteamPlay, que nesse caso esse ganho faz bastante diferença o jogo rodava entre 15 e 25 e agora ele se mantém estável em 20~40 FPS

Fala pessoal, estou começando a fazer alguns vídeos de Benchmark de jogos para sabermos qual o melhor Kernel para jogos!!!

Nesse vídeo iremos testar em qual Kernel o jogo Counter-Strike: Global Offensive foi melhor!!

Sistema Utilizado:
GPU: GeForce GTX 970
CPU: AMD FX™-8350 Eight-Core Processor
Memória: 16 GB RAM (15.98 GB RAM utilizável)
Resolução: 1920 x 1080, 60Hz
Sistema operacional: Linux Mint 19.1 Cinnamon

2 curtidas