Linux persistente, não reconhecido em UEFI

Saudações! Instalei uma distro Linux (Pop_OS) no pendrive. Mas, na hora do boot, só reconhece em Legacy. Como devo configurar, para o pendrive ser reconhecido em UEFI? Desde já, agradeço.

Boas vindas ao fórum :wave:
Desativou o secure boot ao setar para UEFI?

Boa noite, JG22! Sim, já fiz! Segue a imagem de
como particionei (pelo gparted) o pendrive.

Pera, deixa ver se entendi… Você literalmente instalou ele em um pedrive, tipo para ter um “micro portátil”? Minha suposição é que ele está dando problemas por falta de um particionamento, em fat32, de 512mb para ficar a partição de boot efi. Faz o teste criando essa partição e vê se resolve.

Isso mesmo, JG22. Eu instalei direto no pendrive. No particionamento que fiz anteriormente, criei um partição FAT32. Ponto de montagem /boot/efi. Mas, aconteceu a mesma coisa quando dei o boot. Só reconheceu em Legacy. Não sei se tenho que fazer alguma configuração no terminal ou algo assim.

Acho que com Puppy Linux ou FatDog64 essa tarefa seria mais fácil, pois, eles vem com a possibilidade de instalação persistente nativamente para o uso em pendrives e cartões de memória.

Boa noite, TiagoCardoso! O pendrive está atendendo bem o que foi proposto. A finalidade desde pendrive, é a possibilidade de “espetá-lo” em qualquer máquina. A minha preocupação é que uma máquina com placa mãe nova, não tenha a opção Legacy para dar o boot, somente UEFI. Procurei na internet como configurar o pendrive para UEFI. Mas, nenhuma deu certo.

1 curtida