Linux particionando

Salve pessoal!! A situação é a seguinte… Eu tinha windows 10 e resolvi trocar para Linux, porém o disco local D eu não quero perder, o disco que aparece na foto tem um formatado que era o C/ e o outro é o D/ que não quero perder os arquivos. Como ficaria o sistema de partição para não perder os arquivos? Meu sistema de boot é EFI

2 curtidas

você só vai usar essa partição de 114,2 gb você particiona ela:
ex:
50 gb para raiz /
2 gb ou 4gb para swap (aí é com você)
e o que sobrar /home
e não fazer nada com a de 125,8 gb deixa ela quietinha kkk

se não souber particionar assiste esse video olha aí se ajuda:

2 curtidas

Para guardar os arquivos de sda4 (ntfs), crie uma partição ext4 naquele espaço livre de 114.227 MB e copie seus arquivos para lá. – Depois, você pode deletar a partição sda4, e expandir a partição ext4 para ocupar o espaço.

1 curtida

No caso, por estar usando EFI, teria de fazer uma partição pra ela tbm.

Eu particularmente não gosto de separar a raiz / da /home, eu deixo tudo na mesma partição. Assim não corre o risco de faltar espaço pra programas nem pros seus dados, já que realocar espaço entre partições eu sinceramente acho inseguro.

Como disse o @anon29420993, você só vai usar a partição de 114,2Gb. Não mexa na outra…

Eu faria o seguinte:

• 200mb em /boot/efi
  • 2GB em Swap
  • Todo o resto em /
3 curtidas

Basicamente vc só precisa criar as partições que vai usar no Linux usando esse espaço livre (free space) e não mexer na sua partição “D” (/dev/sda4).

Deu certo pessoal, agradeço a ajuda!!!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.