Linux para todos

Olá!
Sou novo aqui e gostaria de opinião da comunidade.
Recentemente tenho tido uma ideia muito interessante em relação de como fazer os usuários que usam Outros Sistema Operacional (exemplo: windows) vir pra um sistema com Distro Linux.
Aonde eu moro é uma cidade pequena,então pensei em fazer pequenos serviços de instalação de Distros e propor um suporte com tempo determinado caso o mesmo tenha duvidas.
Sendo assim gostaria de ideias e opiniões para poder melhorar ainda mais essa ideia.
Muito obrigado.

6 Curtidas

Mostrar como é fácil instalar programas no Linux através do synaptic(Gerenciador de pacotes/programas),mostrar programas semelhantes do Linux em relação ao Windows,exemplo GIMP(Photoshop do Linux).

2 Curtidas

Certo. Mais como chegar até a pessoa e fazer isso? Qual seria a melhor proposta?

2 Curtidas

Bom, acho que se você exaltar os pontos positivos primeiro, muitos se interessariam…

Por exemplo:

• Atualizações que perturbam o usuário? Não aqui!
  • Estabilidade e Segurança;
  • Custo de licensa: Zero;
  • Liberdade;
  • Privacidade;

Alguns dados como "99% dos supercomputadores do mundo rodam… Linux!
Ou que o Linux faz rodar 90% dos serviços de internet
Ou ainda que a NASA utiliza linux (debian) e os funcionários do Google? Linux! (antes era uma derivação própria do Ubuntu, agora é uma derivação própria do Debian).

O EXT4 é um sistema de arquivos muito mais seguro e confiável que o NTFS (windows).
Ofereça serviço de backups, também.
Ofereça em escolas (quem sabe rola até um contrato legal :wink: )
Ofereça em pequenos negócios ecomércios.
Ofereça em escritórios.

Qual o custo? Instalação + configuração = xxx - suporte presencial ou online: xxx mensais no plano de xx tempo. Com o suporte além de manter o PC e OS em dia, ainda vai te ajudar a entender melhor o sistema, ou seja, também vai ajudar com conhecimento. Conhecimento é o combustível da liberdade!

Caras, bem superficial, mas com um pouco de criatividade dá pra transformar isso em um modelo de negócios.

4 Curtidas

nossa fantástico. Quero fazer um negocio mesmo. Se tiver mais pra contribuir fique a vontade. Estão me ajudando muito. Imensamente Obrigado.

3 Curtidas

Explique as vantagens do Linux perante ao Windows por exemplo:

O Linux é leve,robusto,seguro,estável,transparente,confiável,flexível,customizável,gratuito,intuitivo,dedutivo,e sem falar que o Linux te oferece privacidade,pelo menos na maioria das distros.

2 Curtidas

Certo, muito obrigado.

3 Curtidas

Não sei se seria bom explicar as desvantagens do Windows perante o Linux,por exemplo:

O Windows é vulnerável e inseguro em todos os sentidos,só trava geralmente,tem muitos vírus,e o Firewall integrado do Windows não tem proteção contra hackers(Invasores).

2 Curtidas

É uma ótima ideia, mas se prepare. Fará com que experimentem algo muito diferente do que todos conhecem. Sendo você o único “entendido dos paranauês”, terá de sempre ter as soluções e respostas. Tenha bastante segurança que está preparado para evitar gerar qualquer percepção de dúvida, tenderá a causar descrédito no seu serviço.
Importante, sempre separe a /home, usuários fazem mágicas.
Se antecipe as questões sazonais importantes, como IRPF. A instalação não é como no Windows, terá de ter um plano de contingência para estas épocas.
Estude, monte manuais e sucesso!

4 Curtidas

nossa tenho muito oq aprender ainda.

3 Curtidas

Isso não é bom o synapitc é complicado visualmente e se o usuário não prestar atenção pode destruir o sistema

Por incrível que pareça não é tão desafiador conhecimento sobre como instalar impressoras, resolver a medida de segurança initramfs, instalar plugins bancário, essas coisas (além do que já falaram). Claro que quanto mais problemas você puder resolver (e quanto mais soluções você tiver) melhor, sugiro pesquisar algo como “os 100 problemas mais comuns do Linux e suas soluções”. É interessante você fazer uma análise de requisitos também, tem muita gente colocando GNOME em 2GB de RAM com um single core. E por fim além do que disse o @anon72188942 compare os formatos dos programas também por exemplo:

Ao invés de você baixar um .exe baixe um .AppImage, e “use a loja de apps como você faz no celular” ajudam bastante

3 Curtidas

obrigado pelo colaboração. irei colocar tudo em analise. Mais as Distro ja tenho tudo em mente. Muito obrigado.

2 Curtidas

Acho que posso adicionar algumas coisas:

• Considere fazer um curso e ter alguma certificação, como por ex. a LPI.

• Empresas gigantes como Red Hat e Canonical oferecem treinamentos e certificações (acesse o site deles para saber mais). Aliás, estas empresas ganham seus milhões/bilhões com isso, então estude um pouco a história delas, modelo de negócios, como eles oferecem esse suporte, quanto cobram… Claro que vc não vai cobrar o mesmo preço de uma RedHat ou Canonial com seu pessoal super-especializado… mas já da pra ter um insight de como essa roda gira.

*Não importa a máquina, crie uma partição exclusiva para backups do Timeshift, faça com que sejam diários ou semanais e negocie com o cliente para ele deixar a máquina ligada nos horários e dias agendados de backup (isso pode salvar sua vida).

Só pra reforçar o que o @danielsob falou: “…sempre separe a /home, usuários fazem mágicas.
Se antecipe as questões sazonais importantes, como IRPF. A instalação não é como no Windows, terá de ter um plano de contingência para estas épocas.” isto realmente é muito importante.

3 Curtidas

Obrigado pelo contribuição. Estou anotando tudo para estudando com calma, Tenho uma longo caminho pela frente.

2 Curtidas

@Marcelo-Amedi, Mais uma coisa que eu esqueci, dá uma olhada no outro canal do Dionatan: DIgital Job.

Lá tem muito conteúdo bacana sobre empreender, inovar, trabalhar em casa, etc. Além de todo o conteúdo, tem um grupo do Telegram muito bacana, onde várias pessoas trocam idéias.

Abraço aí e sucesso brother!

3 Curtidas

Opa, ja segui o canal só preciso seguir mais. No telegram tbm. Obrigado.

2 Curtidas

Tem uma frase filosófica de minha autoria que diz o seguinte:

Ser estudado é uma coisa e ser genial é outra coisa,(Essa frase significa que não é porque a pessoa é estudado que é gênio,e não é porque é gênio que é estudado.)

2 Curtidas

Uma boa colocação. Obrigado.

1 Curtida

O silêncio e o tempo são os donos da verdade,pense mil vezes e talvez não encontrarás a verdade,pare de pensar, mergulhe no silencio,eis que a verdade virá a tona,outra maneira de encontrar a verdade é através do tempo,conforme o tempo passa descobrimos novas verdades.

3 Curtidas

Belas palavras meu amigo.

2 Curtidas