Linux para notebook i3, 4gb, hd graphic e programação

Fala galera tenho um notebook com os requisitos: i3 4005U 1.7, 4gb ram , 500hd e Intel HD graphic 4400 , meu filho usa ele somente para YouTube e jogar jogos de criança que rodam direto no navegador , aqueles sites de jogos bobos pra criança, somente isso, porém o note está com windows 10 e as vezes trava muito, quero colocar uma distribuição Linux que seja leve para essas configurações e se possível com interface um pouco bonita, mas só se possível, eu vou passar a utilizar esse note para aprender programação, não precisa ter uma interface igual a do windows não, eu aprendo rapido, quero que seja leve para não ficar travando e que eu possa usar no dia a dia e aprender programar.

Você tem algum conhecimento prévio de Linux ou está iniciando agora?

EDIT: fiz o envio sem querer e aí ficou incompleta a resposta… Continuando…

Pra quem está iniciando agora, é recomendável distros mais user-friendly e mais “populares” digamos assim, pois assim vc consegue ter uma usabilidade mais comum e conseguir suporte mais facilmente pela internet afora

Distribuições baseadas em XFCE são muito boas e leves.

• Linux Mint (versão XFCE)
  • Zorin OS Lite
  • Xubuntu

Já se você for um usuário mais avançado, talvez uma distro composta apenas por um gestor de janelas seja ideal pois são realmente leves e minimalistas.

Atualmente estou usando uma distro chamada Archcraft Lite. É bem leve pois utiliza apenas o Openbox pra desenhar as janelas, mas já vem customizada o suficiente pra ser bem utilizável logo de cara.

1 curtida

Eu sou totalmente iniciante, já usei o Ubuntu uma vez a muito tempo e gostei, dessas que vc indicou, qual vc recomenda mais? Pergunto pois não tenho muito tempo pra ficar testando, são muitas distro que o Linux tem

Usei por muito tempo o Linux Mint (versão XFCE), mas ele é meio feinho, teria que perder um tempinho pra deixar ele mais bonitinho

O Zorin OS Lite já vem bem mais bonito, mas nunca usei ele por muito tempo, mas vejo muita gente falando bem e gostando.

Creio que inevitavelmente você terá que ao menos dar um boot em cada uma pra dar uma olhada e sentir como a distro se comporta no seu notebook…

2 curtidas

Muito obrigado brother, já estou baixando ambas aqui pra testar.

1 curtida

Estou usando o Linux Mint, ficou perfeito muito obrigado brother, resolveu o meu problema

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.