LINUX ou WINDOWS?

Bom dia ,tarde ou noite…estive alguns meses atras utilizando o sistema LINUX, gostei do mundo open source, porém me deparei com algumas dificuldades de adaptações com relação à programas de edições de vídeo dentre outros…me deparei com um mercado que pro mundo LINUX é meio fechado, resumindo…LINUX é bom porem te deixa um pouco “amarrado” em relação ao que as empresas oferecem, o que me fez voltar ao window foram dois criterios

1. a ultima versão eles tomaram vergonha e colocaram um KERNEL do LINUX pra rodar no windows…detalhe (melhorou por DEMAIS a minha máquina)
  2. tem um programa de edição chamado “FILMORA9” que INFELIZMENTE NÃO tem uma versão LINUX, e te digo que é um dos melhores editores que ja instalei na minha máquina, então…

O que vocês acham, será que REALMENTE o mundo LINUX irá abrir seus horizontes e teremos versões de programas realmente competitivos no mercado? ou ele será um eterno sistema operacional para “testarmos” em máquinas mais fracas ou por simples “curiosidades” e só ficar “brincando” de “qual melhor versão?..”

BOA SORTE LINUX!!

Cara os melhores editores como davinci e kdenlive tem p linux é mais adaptação sua mesmo.

2 Curtidas

Cara, seu maior problema (assim como o da maioria) é que vocês se apegam a marcas ao invés da tecnologia, esse filmora por exemplo é basicamente um layout do kdenlive com bem menos recursos que o editor do kde

Isso tem um nome: efeito placebo, a menos que você usasse o WSL1 e programas Linux isso não vai fazer a menor diferença, minha hipótese é que você inconscientemente busca o “vies da confirmação” pra voltar pro Windows

Na verdade isso já ocorre:

• Kdenlive e Davinci Resolve batem de frente com as principais soluções do mercado

• Natron e Nuke que são padrões de mercado em altas produções rodam no sistema

• O GIMP está no mesmo nível ou até superior ao PhotoShop

• O LibreOffice e Google Docs são superiores ao MS Office (exceto power apps)

• Audacity é um software de topo…

O problema é que apenas o Nuke e Davinci resolve são conhecidos e como as pessoas se apegam a marcas ao invés da funcionalidade, fica complicado

O problema não é o Linux ser

O problema são 2:

• Apego a marcas por parte das pessoas

• Os desenvolvedores do Linux por algum motivo não querem que seus softwares se tornem conhecidos

4 Curtidas

Eu acho que quem vem do Windows para o Linux precisa ter uma mente aberta para ver que existem “N” alternativas para programa “X” que fazem as mesma coisa ou melhor. Isso também vale para quem usa Windows ou qualquer outro sistema, pois muitos preferem usar software pirata(talvez por não condições de comprar uma licença ou porque simplesmente usa tudo “piratão” e “fodasi”) do que procurar alternativas gratuitas.

1 Curtida

pra complementar… usei diversas versoes e fiquei com o mint 19.1. so uso windows pra jogar warframe as vezes pq meu note nao roda bem ele devido a placa hd3000 lixo. de resto uso linux pra tudo e realmente e 1000 vezes melhor que windows 10 pro (original) que uso. nao vejo disvantagens em programas ou uso diario, tudo pode ser adaptado e usado normalmente em linux so precisa garimpar quais apps usar ou gostar. nao se prenda a marcas. ps: microsoft ajuda a nasa entao… fdse windows

1 Curtida

Falar um negócio desse em um forúm voltado pra Linux, onde o objetivo é disseminar conhecimento e sanar dúvidas, é você quem está de brincadeira né???

Bom, vamos lá, ele será um eterno sistema operacional sim (assim espero, e que não vire uma Skynet da vida no futuro para exterminar a raça humana kkkk), mas só para testarmos? Eu não testo nada, eu só o uso mesmo! Minha máquina é bem parrudinha, tem um processador octacore e 8gb ram e uma puta placa de vídeo de 4gb. Uso para trabalhar programando, uso pessoal e para lazer (jogos). Prefiro mil vezes um Linux do que um Windows, foi mais uma opção para uso pessoal mesmo por achar que me atende melhor do que uma simples “curiosidade” ou “brincadeira”.

1 Curtida

Agora, é como o amigo acima aí disse, você tem que estar disposto a estar com a mente aberta para usa-lo e não se amarrar a marcas, existem n alternativas para sanar a sua necessidade (seja ela qual for). Isso é uma característica de um bom profissional de TI, se adaptar a tecnologia e não ficar preso a uma marca ou tecnologia.

1 Curtida

Infelizmente essa é a realidade e cultura atual. Pessoas acostumam-se com o sistema X, celular X, marca X…com isso não conseguem enxergar que existem outras alternativas, muitas piores, muitas iguais e algumas superiores, basta boa vontade, estudo, aprendizagem e você conseguirá fazer praticamente todas as trocas sem muitas dores de cabeça.

As pessoas usam o Sistema Operacional que quiser, seja Distro Linux, BSD, OSX (MacOS), Windows, Haiku, etc. Todos são livres pra usar o que quiser :slight_smile:

Mas você tem que ter em mente que nenhum Sistema Operacional será igual aos outros, sempre haverá diferenças.

Se você quer usar alguma distro Linux, tem que pensar um pouco fora da caixa, pois nem sempre terá certos programas que tem no Windows.
Se você vem para o mundo Linux com a mente no Windows, então você não conseguirá se adaptar :confused:

O que leva um novo usuário desistir do linux?

Realmente o windows não usa o “Kernel Linux” a menos que você o utilize para algum fim específico (o que é feito através de virtualização). Logo não tem como isso ter melhorado o desempenho… Talvez algum outro ajuste deste ultimo update, mas não por conta do WSL2.

1 Curtida

a ultima versão eles tomaram vergonha e colocaram um KERNEL do LINUX pra rodar no windows…detalhe (melhorou por DEMAIS a minha máquina)

Primeiro, isto nunca aconteceu. A MS informou que iria colocar um kernel linux real a funcionar no Windows Subsystem for Linux 2 (WSL2) que ainda esta em desenvolvimento.

tem um programa de edição chamado “FILMORA9” que INFELIZMENTE NÃO tem uma versão LINUX, e te digo que é um dos melhores editores que ja instalei na minha máquina, então…

Existem softwares muito melhores que o Filmora. KDEnlive e Davinci Resolve são excelentes e metem esses editor tipo Windows Movie Maker no bolso. Pesquise um pouco mais sobre o assunto.

O que vocês acham, será que REALMENTE o mundo LINUX irá abrir seus horizontes e teremos versões de programas realmente competitivos no mercado?

O linux não tem de fazer nada. As empresas (nas comunidades isto é bem mais dificil, mas possível) têm de fazer bom markting e parcerias. O Windows também não o faz nada, mas a MS sabe como conversar com os devs e fazer-los acreditar que compatibilizar e disponibilizar o seu software para o Windows é a melhor sacada.

Pense num exemplo com carros. Existem carros a gasolina, diesel e elétricos. Nenhum deles vai fazer nada para que os conduzas, mas sim as marcas vão fazer markting para te convencer a usar.

1 Curtida

Se você estava usando linux e por algum motivo não estava sendo produtivo com os programa dele. Tudo bem. Agora fazer os comentários que você fez é típico de usuário que não tem conhecimento do potencial de vários programas que o linux oferece.

1 Curtida

hollywood, Windows ou MAC?
R: Linux.
A pessoa ignora e continua falando besteira.

1 Curtida